Notícias
Empaer e extensionistas rurais e sociais são homenageados pela Assembleia Legislativa
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), os extensionistas rurais e assistentes sociais que integram seu quadro de servidores, foram homenageados pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão especial realizada na quinta-feira (12).O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu autoridades, técnicos, especialistas, servidores de órgãos públicos, entidades de classe e estudantes.
O deputado estadual Belchior Batista (Chió), autor da propositura, afirmou que os extensionistas rurais e assistentes sociais que integram o quadro de servidores da Empaer têm sido pilares para a valorização da agricultura familiar. Estando no dia a dia das comunidades, estes levam saberes aos agricultores rurais e também recebem destes saberes.
“É muito importante a gente fortalecer a extensão rural paraibana, porque assim a gente fortalece a agricultura familiar – os agricultores e agricultoras – e fortalecendo esse setor da economia, a gente fortalece o nosso estado. O nosso estado precisa produzir e produzir bem. A gente tem recebido muitos turistas que precisam ser alimentados e precisamos produzir ainda mais com qualidade. É importante demais, não só parabenizar o extensionista, mas também trabalhar as pautas que eles querem: como um novo concurso para Empaer fortalecer mais infraestrutura. É isso que a gente propõe aqui. É hora de parabenizá-los, mas também de momento de luta”, justificou.
Além das inúmeras ações em favor do produtor rural, o parlamentar lembrou que a Empaer contribuiu para o resgate da cultura do algodão colorido e branco orgânico pela Empaer nos últimos anos, um programa que servido de modelo para países latino-americanos. Isto permitiu que centenas de famílias tenham uma renda a mais.“Devemos reconhecer o papel do extensionista rural porque este é quem está no dia a dia do produtor”, disse.
Para o presidente da Empaer, Aristeu Chaves, falando em nome de todo o corpo de diretores e de colaboradores, afirmou que as parcerias têm sido fundamentais para que os serviços cheguem ainda mais junto aos agricultores familiares. “O trabalho do extensionista e da assistente social é muito mais do que uma profissão, é uma missão”, disse.
O executivo também destacou a importância da Lei 13.401/2014, de autoria do deputado Chió, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador João Azevedo, que, segundo ele, reafirmou o valor estratégico da Empaer para o progresso do meio rural, o combate à fome, o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da população, a preservação ambiental e a redução das desigualdades sociais.
Ele agradeceu pela iniciativa do deputado Chió em propor à Assembleia Legislativa prestar homenagem aos extensionistas rurais pela passagem dos 70 anos de extensão rural no Brasil. O secretário executivo Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido Bivar Duda, afirmou: “O extensionista, por si só, já é um elo entre o agricultor familiar e as políticas produtivas. Ele que orienta, que transforma as propostas dos agricultores familiares nas políticas públicas. Então, é importante esse dia, é importante essa sessão. Nós parabenizamos o deputado Chió pela iniciativa e toda a Assembleia Legislativa pela discussão sobe este tema relevante”, afirmou.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, MarenilsonBatista da Silva falou da importância do fortalecimento da Assistência Técnica Rural. Lembrou que a Paraíba foi contemplada neste ano com recursos da ordem de R$ 1,5 milhões, repassados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que visam o fortalecimento da rede pública do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Toda a Diretoria da Empaer esteve presente: Aristeu Chaves Sousa - Diretor Presidente, Francisco Jean Queiroga da Costa - Diretor de Administração e Finanças, Aderval Monteiro Valença Dias - Diretor de Pesquisa Agropecuária, Jefferson Ferreira de Morais - Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural e Francisco Elias Ramos - Diretor de Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária
Também prestigiaram o evento a professora Mary Roberta Meira, reitora do Instituto Federal de Educação na Paraíba (IFPB); Kátia Santana- diretora geral do Sinter-PB; Sandra Vidal representando o Sinaveze Cláudio Fidelis, diretor-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (FASER): além do agricultor Osvaldo Bernardo, beneficiário da extensão rural da Empaer.
Apelo dos produtores – Durante sessão, aconteceram manifestações de apreço pelos representantes dos extensionistas pelo trabalho executado em favor do homem, mas também apelaram no sentido de que fosse realizado concurso público visando a contratação de mais técnicos.
O representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Osvaldo Bernardo ressaltou o papel da Empaer no estímulo e na orientação para a recuperação da produção de algodão orgânico branco e colorido, na área do assentamento em Itatuba, foi fundamental. Segundo ele, mesmo em face do excelente trabalho realizado pelo corpo de extensionistas e de assistentes sociais, “é preciso se realizar concurso público” devido à grande demanda de atendimento.
Coordenada
Pronunciamento do Presidente Aristeu Chaves:
Senhoras e senhores,
Hoje, nos reunimos nesta casa do povo para celebrarmos uma data de grande importância: o Dia do Extensionista e da Extensionista, rural e social. Uma tarde dedicada a homenagear aqueles e aquelas que, com dedicação, persistência, conhecimento e humanidade, transformam vidas no campo, fortalecem a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, construindo um futuro mais justo e próspero para o nosso país.
O trabalho do extensionista e da extensionista é muito mais do que uma profissão; é uma missão. Vocês são o elo que conecta a ciência ao campo, que traduzem tecnologias sociais em práticas simples e acessíveis às famílias agricultoras, e que, acima de tudo, mantêm o diálogo entre as comunidades rurais e o progresso na busca de realização de sonhos e oportunidades.
Com sensibilidade e sabedoria, vocês ajudam agricultores e agricultoras a superarem desafios, a melhorarem a produtividade, a preservarem os recursos naturais e a acreditarem no potencial de suas terras. São vocês que encorajam a inovação e a criatividade, mostrando que, mesmo diante das adversidades, é possível construir um caminho de esperança e de crescimento sustentável no meio rural.
A presença de extensionistas em cada propriedade rural, em cada conversa à sombra de uma árvore, em cada dia de campo e nas capacitações, é prova viva de que o desenvolvimento humano e social começa na escuta, no acolhimento e no trabalho conjunto entre o conhecimento científico e os saberes adquiridos ao longo do tempo pelas famílias agricultoras.
Por meio do esforço e dedicação de vocês, a agricultura familiar ganha força, os jovens enxergam novas oportunidades no campo, o alimento saudável chega à mesa de milhares de pessoas. O trabalho de vocês extensionistas é uma semente que, quando plantada com dedicação e regada com persistência, gera frutos que impactam positivamente em toda a sociedade.
Nesta tarde especial, queremos em nome da EMPAER, expressar a nossa mais profunda gratidão ao Deputado Chió, pela propositura desta sessão especial em homenagem aos extensionistas, mas também pela autoria da Lei nº 13.401/2024. Nossa gratidão também ao Governador João Azevedo que a sancionou, ambos reconhecendo que os serviços prestados pela nossa empresa são de relevante interesse social e econômico para o Estado da Paraíba, assim como essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola paraibano. Sem dúvida, um marco histórico para a EMPAER.
Trago aqui ainda Deputado Chió, o agradecimento do Presidente da ASBRAER Luciano Brandão, à Vossa Excelência, aos demais Deputados estaduais e ao Governador João Azevedo, pela realização desta sessão especial em homenagem ao dia do extensionista, sobretudo pela aprovação de uma Lei Estadual que fortalece não apenas a EMPAER, mas toda a rede brasileira de ATER pública.
Obrigado a vocês extensionistas por acreditarem no campo, por investirem nas pessoas e fazerem da extensão rural uma ferramenta de transformação. Vossas Senhorias, são verdadeiros agentes de mudança, o legado do trabalho de cada um e de cada uma de vocês ecoa para além dos campos e colheitas; ele transforma vidas e constrói um país mais justo e mais forte.
Que continuem trilhando esse caminho de esperança e prosperidade com coragem, paixão e a certeza de que cada pequeno gesto pode fazer uma grande diferença. Parabéns pelo seu dia e pela dedicação inabalável à causa do desenvolvimento rural sustentável que contribui significativamente para a redução da fome, fortalece o sistema alimentar e nutricional da população paraibana, além da renda e os inúmeros empregos que são gerados no campo.
Minha profunda gratidão aos senhores e as senhoras extensionistas, vocês são verdadeiramente os principais agentes de transformação no campo, que caminham dia a dia de mãos dadas com o “POVO QUE ALIMENTO O POVO”.
Muito obrigado e que Deus nos proteja sempre!