Empaer e Incra entregam mais de 3 mil títulos de regularização fundiária na Paraíba

publicado: 12/07/2021 20h40, última modificação: 12/07/2021 20h40
COPIA.jpg

Nesta segunda-feira (12/07), a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/PB) participou da entrega Simbólica de dois títulos de regularização fundiária, com uma demanda de 3 mil títulos no Estado. A maior titulação fundiária da história do estado.

Desde 2019 o presidente da Empaer/PB e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, vem articulando com o diretor de governança fundiária do Incra, Humberto Maciel, para resolver questões relativas à regularização fundiária no estado da Paraíba. Esses 2 anos de articulação resultaram na concretização de 3 mil títulos entregues aos agricultores familiares.

WhatsApp-Image-2021-07-12-at-16.33.15.jpeg

O evento de hoje foi a efetivação dessa luta com a entrega simbólica de 2 títulos que representam esses 3 mil. A entrega aconteceu no município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba, com a entrega aos produtores rurais Carlos Alberto Herculano, Sítio Tigre, e Ana Paula de Lima, Sítio Cachoeira de Pedra D’Agua, ambos do município de Massaranbuba.

Segundo o presidente Nivaldo, a meta é entregar 15 mil títulos até o final de 2022. Além disso, o estado da Paraíba pretende firmar parcerias para ampliar essa titulação para os demais estados. “A regularização fundiária nos moldes que estamos fazendo é um dos maior do Brasil. Hoje quem mais está avançado em tecnologia é o estado do Piauí que está fazendo titulação em 90 dias e tudo online. Nós, na Paraíba temos o que tem de melhor para fazer a parte de campo. Por isso, demos a mão e estamos nos unindo ao estado do Piaui. Dias 20 e 21 nos reunimos com Piaui onde passaremos nossa atividade de campo e eles sua tecnologia”, afirmou.

Também participaram do evento o secretário de agricultura do Estado da Paraíba, Efraim Moraes, o superintendente do Incra, Kleyber Nóbrega, e o presidente do Incra, Geraldo Melo. O Incra também entregou títulos dos municípios de Pitimbu e Cruz do Espírito Santo.

Texto transcrito da Asbraer.