Empaer em Massaranbuda ganha novo prédio a partir da parceria com prefeitura

publicado: 11/12/2019 20h25, última modificação: 11/12/2019 20h25
ailton2.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), ganhou um novo espaço a partir da sexta-feira (06), quando a Prefeitura de Massaranduba entregou o novo escritório da empresa no município, com isso dando mais condições para a ação da extensão rural possa fortalecer ainda mais a agricultura familiar massarandubense. A cerimônia de inauguração aconteceu às 9h00, no Parque de Eventos, local onde está instalada a nova sede, com a presença do Prefeito Paulo Oliveira, do Gerente Regional de Campina Grande Ailton Francisco, secretários e técnicos da empresa paraibana.

Desde a desativação do antigo escritório da empresa em meados dos anos 2000, que era localizado ao lado da Agência dos Correios, na Rua Rogaciano Nunes, é a primeira vez que o órgão de assistência ao agricultor terá um escritório próprio concedido pela gestão municipal. Antes, a sede municipal ficava instalada em prédios terceirizados, onde se procedia ao atendimento aos agricultores.

ailton1.jpgA Empaer está vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), foi criada por meio da Lei aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado, unificando a Emepa, Emater e Interpa. Todas as ações que vinham sendo trabalhadas pelas três empresas passaram agora a ser executadas conjuntamente.
Tem como objetivo básico pesquisar, programar, executar e fiscalizar a política pública estadual de assistência técnica, extensão rural e regularização fundiária, com vistas ao desenvolvimento da agropecuária e da pesca, como também promover pesquisas de desenvolvimento científico e tecnológico aplicadas à agropecuária, além da produção de sementes para atender ao agricultor familiar.

Do mesmo modo, promover o desenvolvimento rural, a colonização e o planejamento agrícola e agrário, a legalização das terras públicas para assentamento de famílias. Enfim, também com atuação de natureza técnica da empresa, abrangendo sempre uma política de governo para o desenvolvimento da agropecuária nas áreas de pesquisa, extensão rural e regularização fundiária.

Outra ação a se destacar, é a execução de programas de assistência técnica e extensão rural, visando à difusão de conhecimento de natureza técnica, econômica e social para o aumento da produção, da produtividade agrícola e a melhoria das condições de vida no meio rural na Paraíba.

Com a inauguração do novo prédio, destacou o presidente da Empaer Nivaldo Magalhães, o Governo do Estado numa parceria com a prefeitura municipal, a exemplo do que já realiza com outros municípios, estará oferecendo melhores condições de trabalho para seus técnicos e um bom ambiente para atendimento aos agricultores.