Empaer encerra comemorações do mês da mulher com evento na sede administrativa

publicado: 27/03/2024 23h40, última modificação: 27/03/2024 23h40
Dia das Mulheres2.jpg

Uma solenidade na sede administrativa da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) na manhã desta quarta-feira (27), marcou o encerramento do mês de atividades dedicadas às mulheres.

Eliezia2.jpgDurante o mês de março aconteceram em todo o estado 214 eventos nas 15 gerências regionais, em 106 municípios, com a participação de 2.571 pessoas, 148 palestras, oito rodadas de conversas, cafés com as agricultoras, feiras, oficinas, capacitações, caminhada, exposição, intercambio, reuniões e excursão. Também ocorreram sessões em Câmara de Vereadores e celebrações religiosas.
Eliezia.jpgCom a participação de toda a diretoria da Empaer, o evento foi um momento de reflexão e confraternização. Na ocasião, o presidente Aristeu Chaves disse que no contexto rural, a presença e contribuição das mulheres são especialmente significativas, desempenhando papéis fundamentais na agricultura, pecuária e na gestão dos recursos naturais.

“As mulheres rurais desempenham múltiplas funções, desde o plantio e colheita até o cuidado dos animais e administração dos lares. Suas habilidades, conhecimento e trabalho árduo são essenciais para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. No entanto, muitas vezes enfrentam desafios como acesso limitado a recursos, falta de reconhecimento e discriminação de gênero”, afirmou.

Dia das Mulheres3.jpgO presidente da Empaer destacou o trabalho das extensionistas sociais no sentido de capacitar as mulheres agricultoras e fortalecer suas habilidades.  “Os extensionistas trabalham lado a lado com as agricultoras, oferecendo treinamento, orientação técnica e acesso ao crédito, tudo para melhorar as práticas agrícolas, aumentar a produtividade e promover a diversificação econômica”, comentou.
Ele enfatizou que “ é imperativo que continuemos a apoiar e fortalecer as mulheres rurais, reconhecendo-as como agentes de mudança e promovendo se acesso equitativo a recursos, educação e oportunidades. Somente através de esforços conjuntos, como os promovidos pela Empaer, podemos construir um futuro mais justo e próspero para todas as mulheres, não somente no campo, mas em toda a sociedade”, disse.

Kaliandra.jpgSobre a mobilização das gerências regionais para promover o Março das Mulheres em todo o estado da Paraíba, Aristeu Chaves destacou que isso demonstra o compromisso em reconhecer e valorizar o papel das mulheres rurais, bem como o trabalho incansável dos extensionistas rurais que as apoiam. “Durante este mês, técnicos, agricultoras e agricultores foram mobilizados em uma série de atividades, incluindo reuniões, palestras, oficinas, rodas de conversa, feiras e capacitações, com o objetivo de promover a igualdade de gênero, fortalecer o protagonismo feminino e impulsionar o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais”.

Representando a Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana Lídia Moura, durante o encerramento das comemorações, a Gerente Operacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, Kaliandra de Oliveira Andrade proferiu palestra sob o tema A mulher na Sociedade- Aspectos socioculturais e acesso aos direitos.