Notícias

Empaer inicia projeto de implantação de horta pedagógica em casa de acolhimento de Cabedelo

publicado: 16/08/2025 06h49, última modificação: 16/08/2025 06h49
WhatsApp Image 2025-08-16 at 06.40.50.jpeg

A Empaer deu início, nesta sexta-feira, a um projeto especial que une inclusão social, segurança alimentar e valorização do trabalho: a implantação de uma horta pedagógica na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias do município de Cabedelo.

O espaço, que atua como um lar temporário para pessoas em situação de rua, desabrigo, abandono, ameaça ou violação de direitos, oferece acolhimento e dignidade a seus usuários, que realiza atendimento imediato e emergencial, com capacidade para receber cerca de 25 pessoas, a Casa de Acolhimento está ligada a Secretaria de Assistência Social de Cabedelo e tem como coordenadora Adriana Natacha de Araújo.

A iniciativa da Empaer, conduzida pelos extensionistas Ricardo Pereira, Keyla Leal e Aldenora Pereira, tem como objetivo capacitar os internos para a condução de uma horta, promovendo a produção de hortaliças para consumo próprio e melhoria da alimentação no local. Além disso, a ação busca estimular a autonomia, o aprendizado e a integração entre os acolhidos.

O projeto prevê uma oficina de formação continuada, composta pelos seguintes temas: Entendendo a dinâmica de produção de hortaliças orgânicas/agroecológicas; produção de mudas; preparo do local de plantio; plantio e irrigação; tratos culturais e controle de pragas e doenças; colheita, armazenamento e comercialização; avaliação e entrega de certificados; 

Segundo Ricardo Pereira, a proposta vai além do cultivo de alimentos: “Queremos proporcionar um aprendizado que gere autoestima, trabalho em equipe e hábitos mais saudáveis, transformando o cuidado com a terra em uma oportunidade de transformação pessoal”, comentou.

Após a implantação da horta será também realizado pela Empaer a capacitação sobre aproveitamento de alimentos. A expectativa é que, com essas ações os acolhidos tenham acesso à hortaliças frescas, ampliando a qualidade nutricional das refeições e fortalecendo o vínculo com práticas sustentáveis.