Notícias

Empaer integra grupo que visa a conscientização ecológica em Aguiar

publicado: 23/04/2025 15h24, última modificação: 24/04/2025 12h05
Aguiar-capa.jpg

Estabelecer entre as pessoas, e sobretudo os jovens, a consciência ambiental, foi a proposta da 1ª Caminhada Ecológica, realizada no município de Aguiar, Sertão paraibano, como uma das ações do Projeto Plantando o Futuro, contando com a integração de vários órgãos da administração estadual e municipal, do Ministério Público Estadual e da Igreja Católica.

Aguiar.01.jpgDurante a Caminhada Ecológica foram percorridas algumas ruas, quando foram plantadas as mudas de várias espécies de árvores frutíferas e sombreiros, nos seguintes locais: Praça da Saúde, Escola Amélia Arantes, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Creche Municipal Francisco Cirino Lopes, Nova Creche, Nova Escola Municipal, canteiros e no rio próximo à cidade.

A ação ecológica se refere à compreensão dos impactos das ações no meio ambiente e à necessidade de adotar práticas mais sustentáveis, visando agir de forma a minimizar a degradação ambiental.

Aguiar.02.jpgParticiparam da 1ª Caminhada Ecológica, que ocorreu no dia 15 deste mês, que foi uma das ações do Projeto Plantando o Futuro, os seguintes órgãos e entidades do município: Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente, Empaer, Igreja Católica e o Ministério Público.

Aguiar.03.jpgOs extensionistas rurais Nilson Brito Lira e Valdevino Pereira Neto, e a auxiliar administrativo Francisca Pereira de Carvalho Viana participaram do evento.

Também estiveram presentes alunos, professores, supervisores, orientadoras, diretoras da rede escolar do município, além de representantes de órgãos e entidades. O objetivo é contribuir com a natureza, na conservação e preservação do meio ambiente, em um conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e climáticos.

Durante o encontro, foram discutidos os desafios de buscar o controle da poluição, do desmatamento,das mudanças climáticas e do uso excessivo de recursos naturais. Para que isso aconteça, devem ser tomadas atitudes  no sentido de se preservar, reduzir e reciclar lixos adotando  práticas sustentáveis.