Empaer ministra curso para merendeiras do município de Areial

publicado: 24/09/2019 18h05, última modificação: 24/09/2019 18h05
capa.jpg

As merendeiras do Município de Areial que trabalham em escolas e creches participaram de uma capacitação sobre produtos da agricultura familiar. O treinamento foi oferecido pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tendo como objetivo mostrar a importância do trabalho na alimentação escolar, como também evitar desperdícios, além de incentivar a troca de experiências de saberes na prática da alimentação.

Areial.jpgDurante dois dias, as participantes aprenderam sobre aspectos relacionados à higiene e manipulação correta dos alimentos, orientações sobre limpeza e armazenamento dos gêneros alimentícios, além do preparo e conservação. A distribuição da alimentação, segurança e soberania alimentar foram informações repassadas aos participantes. Também aconteceram discussões sobre segurança alimentar, educacional e nutricional, a importância do Programa Nacional de Aquisição Alimentar (PNAE), destacando-se o trabalho das merendeiras e das cozinheiras na preparação. As práticas foram conduzidas pela técnica Aldenora Pereira da Silva, da Empaer, e Laís Araujo Pereira Bento, nutricionista da prefeitura municipal.

areal5.jpgA proposta dos cursos, a exemplo do que acontece em outros municípios com a participação das extensionistas da Empaer, é garantir o acesso das crianças das escolas e creches de alimentos de qualidade, como também resgatar as práticas alimentares utilizando produtos regionais vindos da agricultura familiar livres dos agrotóxicos, aprimoramento da manipulação dos produtos a serem consumidos.

areial3.jpgOs participantes aprenderam a prática de higienização dos equipamentos e utensílios e a confeccionar vários tipos de bolos de banana, aproveitamento da casca da banana, iogurte natural. A utilização de verduras na alimentação das crianças.

Foram 20 participantes de sete escolas e uma creche municipais, que utilizam produtos oriundos da agricultura familiar do próprio município. Em Areia, estão empenhados no acompanhamento das atividades agrícolas dos agricultores familiares, a assistente social Maria Lucia Martins dos Santos, João Ramalho, técnico agrícola e José Paulino Vidal da Silva, técnico agrícola e a nutricionista do município Laís Pereira Araujo Bento. Todo o trabalho é executado com apoio da prefeitura.