Notícias
Empaer mostra experiência do cultivo de algodão orgânico em seminário da Embrapa
A experiência do cultivo de algodão orgânico e agroecológico praticada na Paraíba, com acompanhamento da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), principalmente nos municípios de Itatuba, Ingá e Catolé do Rocha, foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 2, durante Seminário sobre Sistema Produtivo de Algodão Orgânico/Agroecológico na Paraíba, evento que aconteceu em Campina Grande, promovido pela Embrapa Algodão.
O diretor Extensão Rural, Jefferson Morais, informou que a Empaer teve participação efetiva neste evento, desde a mobilização de produtores rurais e na presença de técnicos que abordaram a metodologia de cultivo que tem apresentado resultados satisfatórios. “Inclusive, sendo apresentado modelo para países latino-americanos”, lembrou o dirigente da empresa estadual de extensão rural.
O Seminário foi destinado à cadeia de entidades e produtores rurais interessados em ampliar ou iniciar nos conhecimentos e nas práticas trabalhadas na cadeia produtiva do algodão orgânico e agroecológico visando fortalecer a agricultura familiar no semiárido.
Entre os temas do evento, foram abordados experiências e inovações tecnológicas trabalhadas nas unidades produtivas, compartilhados conhecimentos sobre a importância da cultura do algodão orgânico no semiárido, manejo da cultura em unidades produtivas de base familiar. Também buscou a dinamização das redes de agricultores e agricultoras no Polo da Borborema. Por fim, constou de visita a vitrine de tecnologias da Embrapa Algodão e ao salão de exposições com algodão colorido orgânico, entre outros temas.
Os extensionistas Ricardo Pereira de Farias, da Empaer, proferiu palestra sobre o “manejo da produção do algodão em Ingá/Itatuba” e José Geraldo Rodrigues dos Santos, também da Empaer, falou acerca do “manejo da produção do algodão na região de Catolé do Rocha”. Também teve debate sobre certificação orgânica e comercialização (Rede Borborema de Agroecologia/AS-PTA/Instituto Casa de Couro/Empaer, Arribaçã, Textileexchange e Veja), entre outros assuntos.