Notícias

Empaer mostra na 2ª Expo Ouro ações para melhorar rebanho de caprinos e ovinos

publicado: 15/11/2025 18h01, última modificação: 15/11/2025 18h01
Oruo Velho 15-11-25-copia.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) está presente na Segunda Exposição de Caprinos e Ovinos de Ouro Velho, que acontece até este domingo (16), com um stand onde os produtores rurais e criadores podem conhecer tecnologias que ajudam na melhoria dos rebanhos e acessam a informações que contribuem para avanços na agricultura familiar.

Carlos Alexandre.jpgPromovida pela prefeitura municipal, contando com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a  2ª Expo Ouro tem parceria com o governo federal, a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Sebrae-PB e o Pacto Novo Cariri. São oferecidos premiação de R$ 40 mil aos vencedores do Torneio Leiteiro e de Raças.

Nesta versão da exposição, a inovação foi a realização dos torneios de ordenha por crianças até 12 anos e por mulheres, com três premiações.

Todas as atividades da exposição acontecem no Pátio de Eventos José Diogo Batista onde, além da programação em que constam palestras e visitação aos stands, à noite tem apresentações musicais. O evento se constituiu na oportunidade em que os criadores puderam conhecer tecnologias de melhoramento genético, trocar experiências e realizar negócios.

Alexandre - Ouro Velho.1.jpgNa quinta-feira, dia 13, aconteceu a recepção dos animais que participaram da exposição e do torneio leiteiro. Na manhã de sexta-feira, dia 14, às 9 horas, o zootecnista e extensionista da Empaer-PB, Carlos  Alexandre Batista da Silva falou sobre a palma forrageira e produção pecuária no semiárido. Na parte da tarde, ocorreu o primeiro julgamento das raças caprinas e ovinas que disputam premiação.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, a corretora de imóveis a  empreendedora Thamara Bastos Silva, proferiu palestra sobre “mulheres que transforma territórios: o turismo como caminho para o empreendedorismo nas pequenas localidades”.

Organizada pela Associação dos Produtores Familiares e Agroecológico de Sumé – Paraíba, no sábado, dia 15, aconteceu das 8 às 11 horas, a Feira Agroecológica, com a participação de agricultores familiares do município de Sumé, assistidos pela Empaer, que comercializaram seus produtos agrícolas. Na ocasião, o Rotary Clube de São José do Egito, Pernambuco, fez a entrega de mudas frutíferas.

Também pela manhã do sábado, aconteceu  a palestra sobre cooperativismo e segurança jurídica para o fortalecimento do Agronegócio, proferida pela advogada Raphaela Barbosa Alves. O encerramento, no domingo (16), acontece com a Primeira Cavalgada de Ouro, a partir das 10 horas, com concentração no Sítio Dependência (Santuário de Santa Luzia). Todos  os dias, à noite, teve atrações musicais.