Empaer participa de concurso da FAO com vídeo sobre agricultura familiar

publicado: 19/07/2024 14h17, última modificação: 19/07/2024 14h17
ESTA.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, EMPAER, através da sua diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural participa do Concurso de Vídeo 2024 da FAO com tema: Innovaciones por y para Los Agricultores Familiares, na categoria de vídeo editado de até 2 minutos, os vídeos selecionados passarão no Fórum Mundial da Agricultura Familiar em outubro de 2024, na cidade de Roma, Itália.

PREMIO7 HOMEM.jpgO vídeo relata os desafios da assessoria técnica a agricultura familiar durante a pós pandemia da COVID-19, destacando a importância de soluções inovadoras para manter a continuidade dos serviços essenciais. Na Paraíba, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) adaptou-se rapidamente às novas realidades, implementando o WhatsApp como ferramenta central para a prestação de assistência técnica e extensão rural. Essa mudança não só garantiu a continuidade do suporte aos agricultores, mas também trouxe uma série de benefícios que foram mantidos no período pós-pandemia.

PREMIO-CELULAR.jpg "Com a restrição de movimentação e a necessidade de distanciamento social, os extensionistas da EMPAER Paraíba encontraram no WhatsApp uma solução prática para continuar oferecendo orientação técnica aos agricultores" destaca o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da EMPAER, Jefferson Ferreira de Morais. A facilidade de uso e a popularidade do aplicativo entre os agricultores tornaram-no a escolha ideal para a comunicação remota. Através de mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo, os técnicos puderam manter um contato próximo com os agricultores familiares, compartilhando informações cruciais para o manejo das lavouras e criação de animais.

Um dos principais benefícios do uso do WhatsApp foi a capacidade de responder rapidamente às dúvidas e emergências dos agricultores. Problemas que antes poderiam demorar dias para serem resolvidos devido à necessidade de visitas presenciais, passaram a ser tratados quase instantaneamente. Além disso, o compartilhamento de fotos e vídeos permitiu que os técnicos identificassem pragas, doenças e outros problemas nas plantações de forma mais precisa e rápida.

PREMIO6.MULHER.jpgEmbora o uso do WhatsApp tenha trazido muitos benefícios, também apresentou desafios. A principal dificuldade é a conectividade no meio rural, que não é acessível a todos os agricultores. Muitos dependem de conexão em outras localidades ou na cidade. Além disso, alguns enfrentam dificuldades no uso adequado da câmera do celular. Por outro lado, essa ferramenta aproximou a juventude rural, que domina essas tecnologias e contribui para o sistema produtivo da família.

A combinação de métodos tradicionais e modernos de assistência promete maximizar a eficiência e a qualidade do suporte oferecido aos agricultores, destaca o Diretor Presidente da EMPAER, Aristeu Chaves. Além disso, a EMPAER é uma das instituições brasileiras participante Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO nos países - Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru e utiliza a Plataforma Lazos do Projeto +Algodão, compartilhado as experiências de ATER da EMPAER e os próprios agricultores familiares utilizam a plataforma para divulgar as práticas Agroecológica e conhecem as experiências de outros agricultores na América Latina.

PREMIO10.jpg Esse vídeo curto com a experiência dos agricultores que estão produzindo algodão Agroecológico no Reassentamento Águas de Acauã, área adquirida pelo Governo do Estado para 100 família no município de Itatuba - PB, pode ser assistido no canal da Empaer no You Tube ou no canal do Projeto Lazos.

Para mais informações sobre os serviços e iniciativas da EMPAER Paraíba, acesse: Empaer.pb.gov.br