Notícias

EMPAER participa de oficina nacional para fortalecimento de projetos produtivos no meio rural

publicado: 25/09/2025 20h43, última modificação: 25/09/2025 20h43
Capa Brasilia.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) participou, em Brasília, de uma Oficina sobre Projetos Produtivos, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro teve como finalidade qualificar o acesso das famílias agricultoras às tecnologias sociais, fortalecendo a elaboração de propostas consistentes no âmbito do Programa Fomento Rural, bem como no acesso ao Crédito Rural via PRONAF.

Brasilia.jpgO Programa Fomento Rural, coordenado pelo MDS, beneficia famílias agricultoras em situação de extrema vulnerabilidade econômica e social, cuja renda per capita mensal não ultrapassa R$ 218,00. Na Paraíba, o programa se integra ao Programa Incluir Paraíba, gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), com a execução dos serviços de extensão rural sob responsabilidade da EMPAER, que acompanha e orienta diretamente as famílias beneficiadas.

Durante a oficina, o MDS destacou a importância da qualificação de propostas de crédito rural via PRONAF, em articulação com as entidades de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), garantindo que as famílias atendidas pelo Fomento Rural possam dar continuidade à melhoria de seus sistemas produtivos, visando a ascensão socioeconômica e a geração sustentável de renda.

Brasilia 1.jpgA Empaer foi representada por dois de seus servidores: Jailson Lopes (Diretor de Administração e Finanças) e Geovanni Medeiros (Engenheiro Agrônomo), que contribuíram com o debate e a construção de metodologias de referência. Para o Diretor Jailson Lopes, a experiência foi enriquecedora: “Este momento foi importante no sentido de construir referenciais técnicos e metodológicos que, verdadeiramente, contribuirão para a compreensão e adesão das famílias agricultoras às tecnologias sociais. São bases para projetos com capacidade de transformação de vidas, especialmente pela geração de renda, segurança alimentar e nutricional.”

Com iniciativas como esta, a Empaer reforça seu compromisso em fortalecer a agricultura familiar, promovendo inclusão social, sustentabilidade produtiva e melhoria da qualidade de vida no campo.