Notícias

Empaer, Prefeitura e Associações de Produtores debatem ações para comunidades Rurais em Serra Grande

publicado: 27/03/2025 08h14, última modificação: 27/03/2025 08h14
WhatsApp Image 2025-03-27 at 07.54.19.jpeg

 

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a Prefeitura Municipal de Serra Grande, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Rural (CMDSR), seis associações de agricultores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Grande estão colaborando na execução de um projeto voltado para a agricultura familiar, o associativismo e o desenvolvimento de ações para o meio rural.

Estes órgãos, incluindo a Empaer, a Prefeitura Municipal, o Sindicato e as Associações de Produtores Rurais, estão preocupados com o abandono do cultivo de cana-de-açúcar por alguns agricultores devido à salinidade do solo. Essa situação compromete a sustentabilidade e a continuidade da produção de rapadura, que, nesse contexto, é feita de forma natural.

Atendendo ao pleito das associações, a proposta é desenvolver dois projetos coletivos. O primeiro envolve a construção de uma casa de farinha, com o objetivo de intensificar a produção de derivados da mandioca na Comunidade Nicó. O segundo projeto visa realizar a análise de solo para identificar a salinidade nas áreas de produção de cana-de-açúcar. Com os resultados dessa análise e a correção do solo, será possível manter a produção de derivados da cana-de-açúcar, como rapadura, mel e outros produtos.

A gerente regional da Empaer em Itaporanga, Lourdinha Pereira, destacou que a reunião foi bastante proveitosa, resultando no encaminhamento de propostas para solucionar os problemas apresentados pelos agricultores.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Gerência Regional da Empaer, do CMDRS e dos presidentes das associações rurais de Cuscuzeiro, Aguiar de Cima, Nicó, Espera, Quixabeira e Timbaúba.

“Foi discutido a importância do associativismo, a participação das famílias rurais e a atuação do CMDRS como suporte nas articulações de projetos voltados para o meio rural”, comentou Lourdinha Pereira. No final da reunião, foi acertado que serão trabalhados diversos projetos que vão fortalecer a agricultura familiar do município.