Notícias

Empaer prepara silagem para ração dos animais nas estações experimentais

publicado: 06/09/2022 14h06, última modificação: 06/09/2022 14h06
Silagem-pendência 02-09.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), começou nesta semana o preparo de silagem para armazenamento de ração destinada a alimentação dos animais nas suas estações experimentais de pesquisas.

Na estação de Pendência, no município de Soledade, no Cariri, haverá silagem de 150 toneladas de milho e sorgo forrageiro. Na estação Epitácio Pessoa, no município de Umbuzeiro, são oito hectares de capim elefante com aproximadamente 250 toneladas de massa verde. Na Estação Benjamim Maranhão, em Tacima, serão 120 toneladas de sorgo. O sorgo de Veludo foi transportado para silagem em outra estação.

silagem Umbuzeiro-02-09-CAPA.jpegA silagem de sorgo e milho é praticada nas estações de pesquisas da Empaer, localizadas em Alagoinha, Itaporanga, Tacima e Soledade, sendo recomendada pelos pesquisadores e extensionistas rurais a produtores, como uma alternativa para a suplementação alimentar de animais em período de longas estiagens.

“A finalidade é atender nossas necessidades em períodos de estiagem, garantindo a estocagem do sorgo forrageiro e milho cultivados em áreas de nossas estações”, afirmou o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães.

O sorgo forrageiro tem demonstrado grande potencial para utilização na alimentação animal. Possui boa rusticidade e capacidade de adaptação às condições limitantes, como temperaturas elevadas e escassez de água das regiões semiárida. O sorgo apresenta baixo custo de produção, maior capacidade de suportar a estiagem e boa capacidade de desenvolvimento.