Empaer presta orientação sobre controle de praga no maracujá em Cacimba de Dentro

publicado: 23/07/2024 11h26, última modificação: 23/07/2024 11h26
Cacimba de Dentro.1.jpg

Dando prosseguimento ao trabalho de assistência técnica continuada aos agricultores familiares que cultivam maracujá no município de Cacimba de Dentro, no Curimataú, o pesquisador Ivanildo Albuquerque proferiu palestra na Câmara de Vereadores da cidade, na quarta-feira, dia 11, do com a participação de 33 produtores rurais, sobre metodologia de controle de pragas nas plantações.

Depois das explicações, os extensionistas Rui Morais, da gerência regional da Solânea, na companhia do pesquisador da Empaer Ivanldo Albuquerque, acompanhados do secretário municipal da Agricultura, Luís Antônio, visitaram plantações de maracujá para uma inspeção e acompanhamento das ações de controle das pragas e recomendações para o controle biológico e físico da plantação.

Cacimba de Dentro.jpgNo município de Cacimba de Dentro existem cerca de 50 agricultores que plantam maracujá. Se trata de uma atividade que tem grande expressividade na economia local. O esforço da extensão rural é no sentido de que aumente a área plantada e a produção de forma sustentável para melhor atender ao mercado consumidor.

“A agricultura familiar tem papel muito importante no crescimento dessa cultura, como também as práticas agrícolas bem empregadas que proporcionam condições adequadas para o melhor desenvolvimento e expansão do maracujazeiro”, comentou o gerente regional da Empaer em Solânea, Gustavo José Barbosa.

O maracujá é uma planta originária da América tropical e apresenta três cultivares de grande importância econômica: O amarelo ou azedo, o roxo e o doce.

Atualmente, os municípios paraibanos de Araruna, Cacimba de Dentro, Nova Floresta e Alhandra são os maiores produtores da cultura do maracujá na Paraíba.