Notícias

Empaer realiza curso de capacitação em boas práticas na bovinocultura de leite

publicado: 19/11/2025 05h51, última modificação: 19/11/2025 05h51
CURSO LEITE333.jpg

Com pesquisa de melhoramento genético de raças bovinas, caprinos e ovinas consolidada e reconhecida em todo o País, o Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem investindo em capacitação dos produtores rurais para melhorar a produção de leite e, assim, conquistar novos mercados.

A Empaer está realizando a segunda etapa do Curso de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias na Bovinocultura de Leite, na Estação Experimental de Alagoinha, em Alagoinha (PB). Tendo iniciado na segunda-feira, dia 17, o curso segue até esta quarta-feira, dia 19, completando a carga horária de 16 horas.

O curso é destinado a extensionistas envolvidos no Programa Leite da Paraíba – PAA Leite e tem como principal objetivo aprimorar as técnicas de manejo, sanidade e higiene na produção de leite, garantindo a qualidade do produto oferecido às famílias beneficiadas pelo programa.

CURSO LEITE111.jpgA capacitação desta etapa do Curso está sendo ministrada Rubens Fernandes, Antônio de Miranda Rosado, Mariana Pereira, Madeline Oliveira, Aluízio Silva e Telma Custódio.  Com apoio técnico de Rubens Fernandes, e os estagiários Joel Francisco Silveira Fernandes Neto e Niaranjan do Ó de Paiva Pinheiro.

Durante os três dias de atividades, os participantes receberão orientações sobre manejo alimentar, sanidade animal e profilaxia em bovinos de leite, cuidados com higiene das instalações e ordenha, além de aspectos legais do setor, como o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT) e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). O curso também aborda o cadastro de agricultores familiares fornecedores do PAA Leite e a avaliação das práticas adotadas.

A iniciativa busca fortalecer o trabalho dos extensionistas e garantir que o leite distribuído pelo programa mantenha padrões de qualidade e segurança alimentar, beneficiando diretamente a população em situação de vulnerabilidade social.

Caprinos e ovinos - Na primeira etapa, ocorrida recentemente, o Curso contemplou a área da caprinocultura e da ovinocultura, com a participação de extensionistas. A iniciativa da Empaer conta com a parceria da Defesa Agropecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH).

A primeira etapa aconteceu na Estação Experimental Pendência, no município de Soledade, no Cariri, também abordou as Boas Práticas Agropecuárias na Caprinocultura de Leite, tendo sido ministrada por Leonardo Torreão Medeiros, Jorge Luiz, Aluízio Silva, Mariana Pereira Madeline Oliveira e Telma Custódio.

         A proposta do Curso, elaborado pela Gerência Operacional de Produção Agropecuária e Ação Social da Empaer, tendo acompanhamento do gerente Flávio Müller Borghezan, é fortalecer o trabalho dos extensionistas e garantir que o leite distribuído pelo programa mantenha padrões de qualidade e segurança alimentar, beneficiando diretamente a população em situação de vulnerabilidade social.