Empaer realiza curso de formação de vacinadores em Mataraca

publicado: 28/11/2022 12h39, última modificação: 28/11/2022 12h39
CAPA.jpeg

Dando continuidade à programação de capacitações de agricultores, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizou o curso de formação de vacinadores e noções básicas sobre patologias infectocontagiosas controladas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Mataraca.jpegO evento aconteceu no município de Mataraca, integrante da gerência regional administrativa da Empaer/João Pessoa, e contou com a participação de 15 agricultores.

Com uma carga horária de 72 horas/aulas, entre práticas e teóricas, a capacitação seguiu todas as recomendações do Mapa, ou seja, adequando Mataraca-1.jpegos produtores sobre o novo modelo de se fazer pecuária produtiva, observando a recuperação e bom uso do solo. Entre os temas discutidos e as práticas que devem ser adotadas e obedecidas para viabilizar a proteção ideal do rebanho estavam febre aftosa, brucelose e tuberculose.

Na ocasião, também foi abordada a importância das campanhas de febre aftosa, infecção viral aguda, altamente contagiosa que acomete os animais biungulados (cascos fendidos), domésticos ou silvestres. Caracteriza-se por lesões vesiculares e subsequentemente, por erosões do epitélio da boca, narinas, mufla, patas, tetos, úbere e rúmen. Seus maiores hospedeiros são bovinos, suínos, ovinos e búfalos.

De acordo com o médico veterinário Manuel Pereira Borges (Manuelito), que ministrou o curso juntamente com os técnicos Ernandes Alves da Silveira e Iranilto Vasconcelos Vieira de Melo, disse que os agricultores participantes ficaram bastante satisfeitos com os conhecimentos adquiridos, e já solicitaram uma capacitação mais especifica, desta vez sobre inseminação em bovinos. O evento teve parceria da Prefeitura Municipal de Mataraca, por meio da Secretaria de Agricultura.