Notícias
Empaer realiza Dia de Campo em Nazarezinho para discutir produção de banana

A região de Sousa, na Paraíba, vem expandindo a produção de banana, e para proporcionar um produto que atende ao mercado e traga maior lucratividade, a Empaer PB vem promovendo encontros com os produtores rurais.
Na quinta-feira, dia 11, aconteceu Dia de Campo sobre o Cultivo de Banana no Contexto da Agricultura Familiar, na Unidade de Produção Familiar de Alcino Alves Pedrosa no Sítio Trapiá Município de Nazarezinho, no Sertão, reunindo agricultores dos municípios de Sousa e Nazarezinho, estudantes e produtores rurais, tendo como palestrantes os extensionistas Benedito Ferreira Bonifácio e Gilvan Oliveira Pordeus, sendo o extensionista José Marques Furtado o organizador do evento.
A finalidade deste evento foi promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da banana, focando em produtores e técnicos locais. Nos temas abordados destacaram-se o manejo da irrigação, adubação, desbaste, controlo de pragas e doenças, principalmente, a sigatoka negra, que ameaça a cultura da banana na Paraíba.
Com assistência técnica da Empaer, o agricultor produtor de banana desenvolve suas atividades com o uso de técnicas agronômicas de manejo cultural, adubação e fitossanitárias.
O produtor comercializa a produção em seu estabelecimento rural, que destinada a atender o mercado regional, principalmente, supermercados e feiras livres do município de Sousa.
A produção comercializada semanalmente é de 1,5 tonelada. A área cultivada é 4,5 hectares e a produtividade anual de 30 toneladas por hectare, totalizando 135 toneladas de banana por ano.
Para a realização do evento teve a participação com outras instituições, como o BNB, Agroamigo, Prefeitura municipal, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) dos municípios de Nazarezinho e Sousa.
Os trabalhos são acompanhados pelo gerente regional da Empaer em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.