Empaer realiza dia especial sobre fenação em Frei Martinho

publicado: 29/08/2019 12h50, última modificação: 29/08/2019 12h50
picui5 29-08.jpg

Com a participação de técnicos e de criadores de municípios do Curimataú e do Seridó paraibano, foi realizado na quarta-feira (28), em Frei Martinho, um Dia Especial sobre Fenação na Alimentação Animal, evento promovido pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Com recursos do Procase, a capacitação destacou o armazenamento de ração para os seus rebanhos, a qual pode ser utilizada em períodos de longas estiagens.

picui 29-08.jpgAs demonstrações sobre a capacitação dos participantes foram conduzidas pelo técnico Pedro Gomes, abordando o armazenamento de feno com plantas forrageiras típicas da região. O evento aconteceu na comunidade rural Cauaçu de Baixo, em Frei Martinho, com a supervisão do gerente regional da Empaer em Picuí, Fernando Guedes.

Segundo Fernando, a ação teve como objetivo difundir o trabalho de fenação utilizando da palha do milho, além do capim natural, adotando um novo sistema de armazenamento que poderão ser utilizados pelos criadores.

picui3 29-08.jpgParticiparam do dia especial, agricultores dos municípios de Frei Martinho, Picuí, Pedra Lavrada, Sossego, Cuité, Nova Floresta e Baraúna, que receberam as orientações que vão contribuir com o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade pecuária, em face de período de estiagens prolongadas.

Durante a palestra, o extensionista da Empaer Pedro Gomes, do município de Frei Martinho, destacou que os agricultores participantes do evento demonstraram interesse na atividade. “De agora em diante, estes produtores poderão melhor armazenar a ração que utilizam na alimentação de seus rebanhos durante a seca”, comentou. O evento contou com a parceria da prefeitura municipal e, na ocasião, o prefeito Aido Lira, de Frei Martinho, foi representado pela secretária da Agricultura, Isabelle Cristina.