Notícias
Empaer realiza em Brejo do Cruz Semana da Agricultura Familiar e comemora aniversário da Feira do Produtor
O aniversário de um ano de inauguração da Feira do Produtor do município de Brejo do Cruz foi comemorado durante a Jornada Paraíba Produtiva e a II Semana da Agricultura Familiar, que aconteceram entre os dias 24 a 26 de julho, quando foi realizada uma série de atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura local.
Na quarta-feira, dia 24, o evento contou com uma oficina sobre associativismo e cooperativismo, ministrada pelo professor Washington do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Já no dia 25, quinta-feira, ocorreu uma oficina sobre sistemas agroflorestais no semiárido, com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), que compartilharam conhecimentos e técnicas para o manejo sustentável da terra.
No encerramento do evento, no dia 26 de julho, sexta-feira, foi realizada a Feira do Produtor, constituindo-se em um momento de comemoração e reflexão sobre os avanços alcançados na agricultura familiar na região. Este evento destacou-se pela distribuição de mudas, instalação de estandes temáticos e a Jornada Paraíba Produtiva, que reuniu produtores locais para troca de experiências e exposição de produtos.
A II Feira da Agricultura Familiar de Brejo do Cruz foi uma oportunidade para que os produtores rurais do município apresentassem e comercializassem seus produtos, além de possibilitar a troca de experiências. Na feira, são vinte produtores que expõem e comercializam seus produtos vindos diretamente do campo.
Na abertura da Feira aconteceu uma oficina sobre associativismo e cooperativismo, ministrada em parceria com o Instituto Federal Maranhão (IFMA), com a Conab e o Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar (PNAF). Na quinta-feira, dia 25, ocorrerá no Sítio Flor do Sertão, às 8 horas, oficina sobre sistema agroflorestal no semiárido, ministrada por pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
Órgãos do governo do estado estiveram envolvidos neste evento, como a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), além do apoio da prefeitura municipal e parceiros.
“Foi um evento significativo que promoveu o desenvolvimento sustentável e a valorização dos pequenos agricultores familiares do município de Brejo do Cruz”, comentou José Wilson, gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha.