Empaer realiza Jornada Produtiva durante Rota Cultural Caminhos do Frio em Alagoa Grande

publicado: 28/08/2023 20h29, última modificação: 28/08/2023 20h29
CAJU.jpg

A Gerência Operacional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), de Alagoa Grande, no Brejo, realizará, na próxima sexta-feira (1º), mais uma Jornada Paraíba Produtiva para ofertar políticas públicas às famílias agricultoras do município. O evento integra o VIII RuralFest e está inserido na Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, que começou nesta segunda-feira (28) no município, com vasta programação de shows musicais, turismo de aventura, festival de teatro, gastronomia, artesanato, entre outras atrações.

Segundo o gerente da Empaer local, José Airton Farias de Albuquerque, no estande instalado na frente da sede da empresa, no centro da cidade, serão demonstradas as principais ações e produtos agropecuários trabalhados no município e região. Participam do evento a Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande, o Sebrae-PB e o Fórum de Turismo Rural Paraibano.

Entre os serviços disponibilizados aos agricultores estão: emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), assinaturas de contratos de financiamentos, palestras, capacitação, orientações técnicas, apresentação de resultados referentes aos programas do Garantia Safra, da distribuição de sementes e mudas de caju.

Segundo Airton Farias, nesse primeiro semestre foram elaborados e aprovados projetos que beneficiam produtores com a cultura da cana de açúcar, bovinocultura de leite e de corte e carcinicultura. O valor total do financiamento, via Banco do Nordeste, envolve recursos da ordem de R$ 650,830,00. Todo o trabalho teve o acompanhamento da gerência regional da Empaer em Guarabira, a qual Alagoa Grande está integrada.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jeffeson Morais, as Jornadas Paraíba Produtiva que estão acontecendo desde o início de julho, como iniciativa do Governo do Estado, tem movimentado o setor agropecuário nos 223 municípios. Segundo ele, as 76 jornadas realizadas até agora já favoreceram centenas de famílias agricultoras com o acesso às políticas públicas de financiamento de atividades produtivas, nos mais variados serviços de comercialização, de crédito rural, além da divulgação das culturas regionais.

Sob a coordenação do extensionista e responsável pelo Projeto de Preservação Ambiental e de Plantio de Árvores de Alagoa Grande, Paulo Luís dos Santos, durante a programação da Jornada haverá distribuição de mudas de plantas frutíferas, como mamão, acerola, cajú e goiaba, essências florestais, e também palmeira imperial, ipê, aroeira, pau brasil, flamboyant e jacarandá.