Empaer realiza mutirão para atender comunidades em São Domingos

publicado: 04/02/2020 13h02, última modificação: 04/02/2020 13h02
pomabl2.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, conforme as metas e propostas do Governo do Estado, tem diversificado suas atuações levando ao homem do campo orientações que contribuem para o desenvolvimento regional. Seguindo essas recomendações, por exemplo, nesta semana, no município de São Domingos, os extensionistas Missias Araújo e Alberto Salgado realizaram mutirão com múltiplas atividades para atender aos agricultores e com isso contribuir para fortalecer a agricultura familiar local.

pombal..jpgOs agricultores de São Domingos que participaram das atividades foram atendidos no escritório da Empaer com emissão e renovação de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), também contaram com o levantamento de produção dos agricultores fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e depois os técnicos fizeram visita a campo para elaboração de crédito rural orientado. Outra ação foi a distribuição de semente de algodão para agricultores integrantes do Programa Algodão Paraíba, além da implantação de capineiras de corte de sequeiro. Também receberam orientação médica veterinária nas urgências clínicas de animais domésticos.

O Programa de Distribuição de Sementes Selecionadas do Governo do Estado atendeu a 105 famílias no município de São Domingos, contempladas com um total de 500 kg de sementes de feijão, 500 kg de semente de milho e 200 kg de semente de sorgo. Também são quatro famílias fornecedoras do Pnae em fase de levantamento da produção, garantindo mercado para suas produções agrícolas.

pombal3.jpgTrês famílias selecionadas para participar do Programa Algodão Paraíba, receberam sementes e têm a garantia da compra da produção com preço fixo. Outras duas famílias tiveram suas propostas de crédito rural “Pronaf Mais Alimentos” aprovadas e mais seis famílias assentadas estão sendo beneficiadas com linha de crédito Pronaf A, também aprovada, estando em fase de implantação.

Excursão – Um grupo de estagiários da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal, do Curso de Agronomia, acompanhados por extensionistas da Empaer, realizaram excursão ao plantio de hortaliças na Comunidade Comprida dos Oliveiras, cujos produtos são comercializados por meio do Pnae.

Recebidos pela agricultora Francinilda Matos de Almeida, que falou sobre suas atividades agrícolas, o processo de produção orgânica e também acerca da comercialização, os estagiários retornaram conscientes da importância de trabalhar de forma organizada e recebendo assistência técnica para se obter uma boa produção agrícola.

A agricultora trabalha com hortaliças coentro, cebolinha, alface, couve, tomate cereja, pimentão e pimenta de cheiro. A assistência técnica da Empaer é conduzida pelos técnicos Inácio Marinho das Chagas, Ivanaldo Bernardo da Silva, Manoel Missias Dias de Araújo e Maria Gorete Bandeira, com o acompanhamento do gerente regional de Pombal, Leonar de Souza.