Notícias

Empaer realizar Live para lembrar ações em benefício do agricultor familiar

publicado: 24/07/2020 14h26, última modificação: 24/07/2020 14h26
7 - 9-2020.jpg

Contando com um elenco de técnicos especialistas em diferentes áreas, desde a pesquisa agropecuária, regularização fundiária e extensão rural contribuindo para que milhares de agricultores familiares paraibanos acessem as políticas públicas, o que tem ajudado a mudar o quadro social em pequenas comunidades.

Para lembrar o Dia Internacional da Agricultura Familiar e o Dia do Agricultor Familiar, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizou na sexta-feira, dia 24, Live para falar sobre a importante atividade das famílias agricultoras que são responsáveis por mais de 70 por cento do alimento que chega à mesa do consumidor.

c30d55bd-6680-48d5-ae27-a5c080c307d6.jpgA Live começou 10h30 e teve como tema “Fortalecer Agricultura Familiar é fortalecer a Paraíba”, contando com a participação dos extensionistas rurais da Empaer Gustavo José Barbosa e Maria da Paz, como debatedores, com mediação dos técnicos Ailton Santos e Justino Vieira e Eliezia Paulino. Falaram das experiências que contribuem para o fomento da agricultura familiar, sobretudo na Paraíba. O evento virtual debateu o trabalho de extensão rural na Paraíba que está fortemente presente em todo o Estado. A Live está no canal Youtube (https://www.youtube.com/empaerparaiba).

Lembrando que mesmo em tempo de pandemia, as tecnologias da informática criam condições para que a extensão rural chegue a todos os agricultores, com a orientação para a continuidade de sua produção agrícola sustentável, de modo a colocar no mercado seus produtos saudáveis. Maria da Paz, que antes de se tornar extensionista rural da Empaer, foi agricultora da reforma agrária no município de Pombal, falou de suas atividades no campo.

O papel da mulher agricultora e do jovem nas atividades do campo foram dois temas que mereceu destaque nas discussões, com os debatedores apontando o papel da Empaer no processo de conscientização para este trabalho, inclusive, orientando no acesso as políticas públicas. Igualmente lembraram a importância da pesquisa agropecuária no fortalecimento do setor produtivo do campo.

59cdc52e-5b9f-4fc0-babb-b91171fd885b.jpgQuando se comemora a data para lembrar o agricultor familiar, a diretoria da Empaer-PB lembra que o produtor rural paraibano não está sozinho na luta diária de produzir os alimentos. “Os agricultores têm um aliado forte no seu dia a dia, que é a Empaer, que tem levando a estes a assistência técnica e possibilitado o acesso às políticas públicas e as tecnologias de cultivo que resultam no aumento da produção e da produtividade, melhorando a qualidade de vida de milhares de famílias”, comentou o presidente da Empresa, Nivaldo Magalhães, que também preside a Asbraer.