Notícias

Empaer testará novo sistema nutricional para a Cultura do Abacaxizeiro

publicado: 19/03/2024 10h45, última modificação: 19/03/2024 10h45
Abacaxi.jpg

A Estação de Pesquisa do Abacaxi, localizada em Sapé (PB), pertencente à Empaer, recebeu na sexta-feira, dia 15, a visita de três grandes produtores de abacaxi de Itapororoca (PB), acompanhados do biólogo, empresário e consultor internacional Orlando Marcos de Oliveira.

Após apresentação de tecnologias de ambas as partes, firmou-se a intenção de testar o novo sistema nutricional para o abacaxizeiro desenvolvido pela empresa Agroon, pertencente a esse empresário.

Esse novo sistema será comparado com o sistema tradicional, desenvolvido pela Empaer e com outros protocolos nutricionais disponíveis atualmente no mercado.

O senhor Orlando Marcos é mais conhecido como Marcão de Bauru, sendo detentor e propagador de tecnologias desenvolvidas por sua empresa, aprimoradas após anos de experiência de cultivo do abacaxi na Costa Rica, México e no estado do Pará.

Abacaxi.1.jpgConfiante na qualidade de seu produto, Marcão de Bauru se dispôs a financiar as despesas com adubos, tratos culturais e nutrientes adicionais.

Essa parceria havia sido proposta a Agroon em janeiro deste ano pelo pesquisador Rêmulo Carvalho, lotado na Estação de Pesquisa do Abacaxi.

No entanto, a parceria só foi plenamente efetuada após os produtores de Itapororoca fornecerem excelentes referências ao Marcão de Bauru sobre a qualidade da pesquisa em abacaxicultura desenvolvida pela Empaer.

A instalação do experimento será iniciada assim que os produtores de Itapororoca enviarem cerca de 4.000 mudas de abacaxizeiro, necessárias para o estudo a ser realizado.

Os resultados desta pesquisa certamente beneficiarão produtores e técnicos envolvidos com a abacaxicultura na Paraíba.