Notícias

Encontro de Mulheres no Assentamento Outeiro de Miranda em Lucena debate Segurança Alimentar

publicado: 21/03/2025 10h59, última modificação: 21/03/2025 14h18
WhatsApp Image 2025-03-21 at 10.44.37.jpeg

Dando continuidade à programação do Dia Internacional das Mulheres, na manhã da última quinta-feira, 20, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer), realizou o "Encontro de Mulheres" no Assentamento Outeiro de Miranda, em Lucena. O evento foi destinado às mulheres da localidade, com o objetivo de reunir as agricultoras assentadas para debater sobre o papel da mulher na sociedade, formas de empoderamento, aumento da segurança alimentar e financeira.

A abertura do encontro contou com a participação de Ana Rodrigues, representante da Associação de Outeiro de Miranda e da Secretaria Municipal de Agricultura de Lucena. Na ocasião, Ana compartilhou seu testemunho para incentivar as mulheres agricultoras, destacando o apoio da Empaer como uma ponte essencial no incentivo às políticas públicas no assentamento. "A presença das extensionistas foi muito importante para a reunião dessas mulheres, e todo o apoio ao longo dos anos tem sido fundamental", afirmou.

WhatsApp Image 2025-03-21 at 10.44.37 (1).jpegAs extensionistas sociais Keyla Deininger e Aldenora Pereira, juntamente com a extensionista rural Helloyse Santos, estiveram presentes e fizeram a articulação do evento junto às representantes do assentamento para a execução do encontro. De acordo com Keyla Deininger, eventos como estes não são apenas momentos de reflexão, mas também de descontração entre as mulheres da comunidade.

WhatsApp Image 2025-03-21 at 10.44.37 (2).jpegDando continuidade à programação, a Coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte, Márcia Dornelles, abordou a importância da mulher na sociedade e os desafios que ela enfrenta. Márcia destacou que, ao longo dos anos, as mulheres vêm conquistando seus direitos “por meio de muita luta e resistência”. Ela também apresentou referências históricas de mulheres que marcaram o desenvolvimento da sociedade. "Essas referências são importantes para olhar para o passado e refletir sobre o quanto já avançamos, mas ainda estamos longe do ideal, especialmente para as mulheres negras", reiterou. Além disso, abordou estratégias de comercialização dos produtos produzidos na comunidade, através das políticas públicas estaduais e federais. 

Ainda durante o evento, a extensionista social Aldenora Pereira falou sobre segurança alimentar e nutricional, destacando o papel das mulheres como incentivadoras e promotoras de uma alimentação saudável. "Quando as crianças são pequenas, o leite materno é essencial para o desenvolvimento nutricional. As mulheres são as responsáveis por garantir esse desenvolvimento. À medida que as crianças crescem, muitas mulheres assumem a responsabilidade pelo lar e garantem a alimentação dos filhos", comentou. Dessa forma, “assegurar uma alimentação nutricionalmente segura é fundamental para o desenvolvimento das mulheres e também das pessoas ao seu redor”.

O evento contou com a participação de 36 pessoas, concluindo com um almoço comunitário colaborativo, seguido de distribuição de brindes para as mulheres presentes. O Governo da Paraíba e a Empaer seguem firmes no compromisso de promover o desenvolvimento das mulheres rurais e garantir uma vida saudável e segura para elas.