Energia solar beneficia agricultura familiar em Mogeiro

publicado: 27/05/2019 11h12, última modificação: 27/05/2019 11h12
itabaianaa 27-05.jpg

A iniciativa do Governo do Estado de proporcionar o acesso à energia fotovoltaica para as atividades produtivas da agricultura familiar já apresenta resultados satisfatórios, criando uma melhor condição de vida para quem mora no campo. Para conhecer essa nova realidade, na semana passada, um grupo de agricultores dos municípios de Serra Redonda, Mogeiro e Itabaiana esteve no Sítio Nova Vida, em Mogeiro.

itabaiabana7 27 05.jpgContando com o apoio das secretarias de Agricultura desses municípios e da Gerência Regional da Empaer em Itabaiana, 30 pessoas entre agricultores e técnicos, participaram do evento que serviu de intercâmbio e trocas de experiências. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer e debater sobre diversos temas como energia fotovoltaica, piscicultura, avicultura, produção de tilápias no sistema biológico, fenação, silagem, cultivo de goiaba irrigada agroecológica, manejo de cisterna calçadão, entre outras atividades.

Além de conhecer o funcionamento e as vantagens que trazem o sistema de energia fotovoltaica, o grupo de visitantes conheceu o itabaiana6 27-05.jpgpomar de goiaba da variedade Paloma de meio hectare em cultivo agroecológico. O agricultor realiza o plantio irrigado com sistema de microaspersão, proporcionando a economia de água.

A energia fotovoltaica é uma modalidade que ganha espaço no campo, cada vez mais despertando interesse dos agricultores. Os projetos têm financiamento garantido junto ao Banco do Nordeste, com assessoramento técnico da Empaer, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, esta realidade traz novas perspectivas para quem vive no campo. Já existem vários sistemas fotovoltaicos instalados nas diversas regiões do Estado.

itabaiana3 27-05.jpg“Este evento teve a finalidade de mostrar a viabilidade econômica dessa tecnologia na diminuição dos custos das atividades produtivas, além de ser uma energia limpa e sustentável”, comentou o gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emilio.

No Sítio Nova Vida, o casal de agricultores Manoel e Gilvanda Rodrigues, está entusiasmado com os resultados que vem obtendo, desde quando iniciou a utilizar esse tipo de energia alternativa, o qual tem possibilitado reduzir a quase zero a taxa de mensal. Na sua residência, já dispõe de utensílios domésticos movidos à energia, o que traz conforto e melhoria na qualidade de vida.

No Sítio Nova Vida o agricultor trabalha com piscicultura, avicultura caipira, suinocultura, criação de tilápias no Sistema de bioflocos, bovinocultura, goiaba irrigada agroecológico e agricultura Itabaiabana8 27-05.jpgde sequeiro, mas a família está buscando novas alternativas de produção, de modo a aumentar a renda familiar mensal.

“Acreditamos que, em breve, essa tecnologia de baixo custo para o homem do campo, seja acessível a um grande número de agricultores”, comentou o presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, lembrando que a determinação é de que os gerentes regionais da empresa e técnicos de todos os escritórios continuem levando ao conhecimento dos agricultores familiares o programa de energia solar.