Notícias

Entidades de proteção ambiental destacam importância do Rio Gramame

publicado: 23/09/2019 09h05, última modificação: 23/09/2019 09h05
evento.jpg

Entidades de proteção ambiental realizaram, no domingo (22), a 14ª Ocupação do Rio Gramame juntamente com a Remada do Abraço 2019. O evento teve início às 9h30 e término às 15h, saindo da Escola Viva Olho do Tempo, organizadora do evento, em um percurso 17 km. O projeto, que faz parte da campanha permanente o “Rio Gramame quer viver em Águas Limpas”, conta com participação da Sudema, Empaer e outros parceiros.

Todas as exigências de segurança para os participantes foram providenciadas pelos organizadores, a começar pela presença do Corpo de Bombeiros. A Remada do Abraço sairá da ponte dos Arcos, em Gramame, e foi até a Barra de Gramame, com três paradas no percurso: Porto de Mituaçú, Porto do General e Porto da Mangueira.

evento2.jpgNa concentração, foram realizadas apresentações culturais e show do grupo Tambores do Tempo, mesa com frutas, orientações do Caiaque PB e ato simbólico de preservação do rio. Houve caiaque e canoa para o transporte mediante locação. O retorno da Barra de Gramame, no fim do percurso, foi feito em ônibus, sem custo para os participantes.

Como parte da ocupação do rio, aconteceu a segunda Remada do Abraço, com a presença de canoeiros, barqueiros, caiaqueiros, remadores e excursionistas, além de ativistas ambientais e representantes de órgãos de defesa ambiental.

No sábado, dia 14, foi realizada uma oficina livre de construção de biorremediadores ministrada pela professora da UFPB Cristina Crispim, abordando as tecnologias sociais de regeneração, montagem de módulos biorremediadores e instalação de módulo. A capacitação, aberta ao público, contou com a participação das extensionistas da Empaer Sandra Vidal e Tatiana Asahi.