Notícias

Estações de pesquisas da Empaer iniciam plantio de sorgo para ração animal

publicado: 06/03/2020 11h15, última modificação: 06/03/2020 11h15
Sorgo.4-04-03.jpg

As Estações Experimentais da Empaer iniciaram, nesta semana, o plantio de novas áreas de sorgo, visando repor os estoques de feno para a alimentação dos animais em período de estiagem.  

Na Estação Experimental Benjamim Maranhão, em Tacima, foram iniciados os trabalhos de preparação da terra para o plantio de 15 hectares de sorgo. Na Estação Experimental de Pendência, município de Soledade, estão sendo plantados sorgo e milho em 20 hectares, e na Estação Experimental de Alagoinha a previsão é de que sejam cultivados 7 hectares.

Também na Estação Experimental de Umbuzeiro vem sendo cultivado uma grande área com capim elefante. Em Pendência, como também em Tacima, todos os anos são cultivados sorgo e milho, por exemplo, como reforço da ração dos rebanhos, sobretudo em período de longas estiagens.

Sorgo.2-04-03.jpgEste trabalho de produzir ração e armazenar tem permitido, inclusive, que a Empaer contribua com pequenos criadores, fornecendo o excedente do feno em silagem. Foi o caso da Estação Experimental Epitácio Pessoa que recentemente fez a doação de 55 toneladas de capim Elefante para 40 pequenos criadores das comunidades de Açudinho, Curral do Saco e Alecrim, município de Umbuzeiro. Agreste paraibano.

Ressalte-se que em Alagoinha, com bastante êxito, vem sendo executado há três anos o sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta, também com o apoio do Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) na Estação Experimental de Alagoinha, em uma ação de parceria com a Embrapa Algodão, Embrapa Solos e UFPB. Este projeto cria condições de alimentar os animais a pasto, sem nenhum prejuízo ao andamento das pesquisas.