Estudantes conhecem trabalhos de preservação ambiental da Empaer

publicado: 31/05/2019 08h29, última modificação: 31/05/2019 08h29
crianças organicos3.jpg

No segundo dia de eventos antecipados das comemorações da Semana Nacional de Orgânicos e Meio Ambiente, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), recebeu, na manhã de quinta-feira (30), na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral, em Jacarapé, 64 alunos da Escola Dom Marcelo Cavalheira, de Parati, para que pudessem conhecer os trabalhos de pesquisa sobre a produção de mudas, de compostagem e a preservação do meio ambiente.

Recebidos pelos pesquisadores, os estudantes conheceram o processo de produção de mudas, aprenderam como se faz a enxertia, mantiveram contatos com a Polícia Ambiental que estava presente com uma Van apresentando animais empalhados num processo de conscientização. Um grupo de técnicos da Sudema também estava presente falando sobre suas ações, distribuindo sementes de girassol e coentro com as crianças, e atendendo com pinturas.

Durante a abertura do evento, o pesquisador Hélio Fernandes deu boas vindas aos presentes em nome da diretoria da Empaer e o chefe da Estação, Ivaldo Antônio de Araújo, falou das pesquisas que ali se realizam que visam à produção de mudas de diversas espécies frutíferas que são colocadas à disposição dos agricultores paraibanos. A coordenadora da Escola Dom Marcelo Carvalheira, professora Laís Gomes, agradeceu pelo convite para os alunos conhecerem ações em favor do meio ambiente e mantivessem contatos com o ambiente onde as pesquisas se realizam.

Estes dois eventos promovidos pela Empaer em João Pessoa, assim como outros que estão sendo realizados pelos extensionistas rurais em diversas cidades do interior, têm por objetivos informar e explicar para os participantes, consumidores, técnicos e produtores rurais, e também para as crianças e adolescentes, da importância da produção e consumo de alimentos saudáveis.

Na próxima semana, a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos e Meio Ambiente terá prosseguimento com a realização, na segunda-feira, dia 3, de uma solenidade organizada pela Sudema na Escola Estadual Cidadã Integral Professora Luzia Simões Bartollinni, às 13h30, localizada no Jardim Planalto, com a participação de vários parceiros, entre os quais a Polícia Ambiental e a Empaer.