Notícias

Estudantes do curso de Medicina Veterinária conhecem pesquisas da Empaer em Alagoinha

publicado: 18/04/2022 19h19, última modificação: 18/04/2022 19h19
Romulo.jpeg

Alunos do terceiro período do curso de Medicina Veterinária da Unifacisa de Campina Grane visitaram a Estação Experimental da Empaer, em Alagoinha, para conhecer as pesquisas de melhoramento genético das raças Sindi e Guzerá desenvolvidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap. Eles estavam acompanhados da professora Jessyca Pinheiro e foram recebidos pelos pesquisadores Rubens da Costa, gerente da estação, e Rômulo Freitas.

romulo1.jpegHá décadas, a Empaer trabalha com estudos de melhoramento genético, destacando-se nos programas com gado zebuíno leiteiro, o que torna a Paraíba referência nacional. Os trabalhos são fruto da parceria com a Embrapa Gado de Leite e são desenvolvidos nas estações experimentais de Alagoinha e Umbuzeiro, com excelentes resultados.

romulo2.jpegEm Alagoinha, os pesquisadores trabalham com pesquisa de melhoramento genético de animais das raças Sindi e Guzerá, já dispondo de um banco de dados de grande valor para a contribuição da melhoria dos rebanhos bovinos.

A professora Jessyca Pinheiro, zootecnista e doutora em Zootecnia, e atualmente professora das disciplinas ligadas à produção animal, afirmou que a visita também teve como intuito conhecer as principais pesquisas desenvolvidas pela estação, relacionadas às estratégias alimentares e de manejo para essas raças.

“Os alunos ficaram encantados com o plantel de animais da raça Sindi e Guzerá, uma vez que são animais com o padrão racial adequado das raças, bem como são animais que possuem boas caraterísticas genotípicas, tanto para produção de leite quanto de carne, pois são animais classificados como de dupla aptidão”, comentou.

O trabalho desenvolvido pela Estação Experimental de Alagoinha é fundamental para o melhoramento genético e também a conservação genética das raças Sindi e Guzerá, adaptadas ao semiárido e que possuem grande potencial de produção no cenário paraibano e também nacional.