Evento em Pedras de Fogo discute a produção de abacaxi na Paraíba

publicado: 29/05/2024 07h39, última modificação: 29/05/2024 07h39
pedras de fogo2.jpg

Um evento que discutiu a produção de abacaxi na Paraíba aconteceu na sexta-feira (24), em Pedras de Fogo, reunindo 23 entidades governamentais e privadas, entre bancos oficiais, empresa de pesquisa e extensão rural, empresários exportadores e do ramo de máquinas, além de equipamentos e produtores rurais.

O diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias, considerou que o 1º Encontro de Parceiros da Abacaxicultura foi um evento de grande significado e importância para debater a cadeia produtiva da abacaxicultura na Paraíba porque reuniu diversos segmentos que contribuem para o fortalecimento da cultura.

A Empaer esteve presente mostrando a diversidade de ações que visam o fortalecimento da cultura do abacaxi, desde as pesquisas de melhoramento da produção com manejo adequado e apresentando os serviços que disponibiliza em favor do pequeno, médio e grande produtor.

pedras de fogo1.jpegO evento com representes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), entre eles os Pesquisadores Eliazar Felipe, Raimundo Sucupira e Edvaldo Galdino, instituições como IBGE, Embrapa, Instituto Federal da Paraíba, Sebrae, Senar, Secretaria do Desenvolvimento da agricultura e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS/Cooperar), Banco do Nordeste (Agroamigo), Caixa Agro, Banco do Brasil, Sicred, Faculdade Nova Esperança, Grupo Bework, entre outros.

A Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo ofereceu a logística para a realização do evento. Também estiveram presentes representantes do Território Mata Sul, DF Comércio de Máquinas e Equipamentos, Cooperativa Frutiaçu, Cooperativa Unifrutas, Valtra, Friori e Satis Indústria e Comércio.

Segundo dados do IBGE do ano de 2022, a Paraíba tem uma área de 9.269 hectares de plantio, com uma produção de 263.360.915 frutos, sendo o município de Pedras de Fogo o maior produtor da Paraíba com 2.000 hectares e o terceiro na região Nordeste, seguindo de Itapororoca com 1.982 hectares e Araçagi com 1.620 hectares. Ainda conforme o IBGE, Itapoproroca tem 59.424.044 frutos por hectares é o município com a maior produtividade, seguindo de Pedras de Fogo com 57.138.504 e Araçagi com 48.567.728 frutos por hectares.

Para o gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emilio de Souza, Pedras de Fogo é um município estratégico para a produção de abacaxi. “Essa posição de destaque a nível nacional no cultivo e comercialização de abacaxi é muito significativa. A Empaer é uma empresa pública que apoia todos os produtores agrícolas, sejam eles pequenos, médios ou grandes. O papel da produção de alimentos e venda através da agricultura familiar também é fundamental para a segurança alimentar. Vale ressaltar ainda que auxiliam os assentamentos que produzem, possibilitando apoio à agricultura familiar. A que mais precisa de apoio e incentivo do poder público”, comentou.