Eventos agropecuários movimentam economia de Cajazeirinhas

publicado: 19/07/2023 12h33, última modificação: 19/07/2023 13h19
ZILDO.jpg

Agricultores familiares de Cajazeirinhas, no Sertão do estado, aguardam, com expectativa, a Jornada Paraíba Produtiva e a 4ª Edição da Feira da Agricultura Familiar, dois importantes eventos que acontecem na próxima terça-feira (25) no município. A ação é realizada em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), e a Prefeitura local.

BANANA.jpgDurante os eventos, além da exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, vão ocorrer a Emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o lançamento do Plano Safra 2023/2024 e o acesso ao crédito rural e debates que visam o fortalecimento do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e associativismo rural.

Também integram a programação, a participação dos agricultores do município, a distribuição de sementes de hortaliças diversas, de mudas frutíferas e alevinos. Além das assinaturas de contratos do PNCF- Terra Brasil, Pnae e Pronaf. Também haverá entrega de equipamentos agrícolas como trator, caçamba basculante hidráulica, enfardadora de feno e motocultivadores aos produtores rurais contemplados.

TEXTO.jpegDe acordo com o gerente operacional da Empaer de Cajazeirinhas, extensionista Zildo Vicente, a expectativa de público é em torno de 300 agricultores familiares que irão demonstrar e comercializar as potencialidades agropecuárias do município. Entre os principais produtos estão hortaliças e frutas diversas, queijos, nata, galinha e ovo caipiras, gergelim, milho, feijão, arroz vermelho, doce de leite e de frutas.

Além das parcerias já mencionadas, os eventos contam com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), associações comunitárias e sindicato rural locais.