Notícias

ExpoBrejo revela o potencial da pecuária na região de Brejo do Cruz

publicado: 13/08/2024 08h18, última modificação: 13/08/2024 08h18
Brejo -Capa.jpeg

 Empresários ligados à agropecuária, agricultores familiares e técnicos da extensão rural participaram, durante três dias, da ExpoBrejo, realizada no município de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, envolvendo vários órgãos integrantes do Governo da Paraíba. O evento, encerrado no domingo (11), serviu para mostrar o potencial da agropecuária da região de Catolé do Rocha, especificamente do município de Brejo do Cruz, uma atividade que tende a crescer.

Brejo-expo.jpegEntre os órgãos governamentais envolvidos no evento estiveram a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), além da Prefeitura Municipal e outros parceiros.

A abertura da ExpoBrejo, que aconteceu na sexta-feira (9), contou com a presença da diretoria do Instituto João Agripino, prefeitos municipais da região e diversas autoridades civis e militares. O gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha, José Wilson, destacou a importância da exposição como sendo fundamental para mostrar a potencialidade da agropecuária da região e buscar, ainda mais, seu fortalecimento.

Brejo-expo.1.jpegA programação, no entanto, começou antecipadamente na quinta-feira (8), com a recepção dos animais e organização dos estandes. Na sexta-feira, a partir das 8h, começou a exposição de animais das raças bovinas, exposição de máquinas e equipamentos; venda e rede de negócios para animais, maquinas e implementos agrícolas.

Exxpo-brejo2.jpgNa programação, houve palestras da coordenadora da Rede Estadual de Colegiados Fóruns Territoriais da Paraíba, Márcia Dornelles, sobre “Empreendedorismo rural feminino: desafios e oportunidades para mulheres empreendedoras”; a secretária Executiva da Pesca do Governo do Estado da Paraíba, Maria Silva e da diretora de Comercialização da Cooperativa Fonte de Sabor Sertão Paraibano, Maria da Paz, que falou sobre “O poder do cooperativismo transformando vidas”.

Em outro momento, o médico veterinário Guilherme Santana abordou o tema “O impacto do manejo de ordenha higiênico sob o controle da mastite bovina”. Já o técnico em cooperativismo Rômulo Targino abordou “Associativismo e cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento do campo”.

Durante o sábado (10), as exposições e negócios tiveram continuidade, seguidos de palestra da gerente do Banco do Nordeste, Rogéria Silva, sobre “Sete passos para obter sucesso com o seu projeto no BNB”. O zootecnista Luciano Targino falou sobre “Bovinocultura de leite no sertão: suas histórias e seus desafios”. Também teve a palestra do professor Alcides de Almeida, da UEPB, sobre “A importância do cultivo intensivo da palma forrageira no sertão paraibano”.

No domingo (11), na programação não constou de palestras, mas apenas a continuidade das exposições e rede de negócios e vendas, com grande participação do público.