Notícias

Exposição de Ouro Velho inova com realização de torneio leiteiro infantil

publicado: 19/11/2025 18h59, última modificação: 19/11/2025 18h59
Bode - Ouro velho 29-11-251.jpg

A Exposição de Caprinos e Ovinos de Ouro Velho, a Expo Ouro 2025, foi uma demonstração da força da caprinocultura e da ovinocultura no Cariri paraibano que, com as políticas públicas colocadas em prática, a conscientização da importância do empreenderismo e pesquisas de melhoramento genético aliadas à assistência técnica, a tendência da pecuária caprina e ovina é avançar cada vez mais.

Neste ano, para criar uma consciência participativa e tomada de gosto pela atividade caprina, foi realizado o Torneio Leiteiro Infantil, com ordenha realizada com crianças de até 12 anos, todos filhos de criadores de caprinos e ovinos, devidamente autorizados pelos pais. Também aconteceu torneio de ordenha com a participação de mulheres, igualmente uma inovação.
A Expo Ouro foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Ouro Velho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, com a participação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), além da Apacco.

Ouro Velho Hidroponia11.jpgComo o Município de Ouro Velho fica na divisa com Pernambuco, agricultores familiares do Estado vizinho buscavam informações sobre a produção de hortaliças pelo sistema de hidroponia, que estava sendo mostrado no stand da Empaer.

A Expor Ouro 2025 iniciou na quinta-feira, 13, com a recepção dos animais das raças caprinas e ovinas, que ocuparam as 100 baias. Alguns animais selecionados pelos criadores, participaram do Torneio Leiteiro Caprino. O evento contou com palestra sobre a produção de palma forrageira e produção pecuária no semiárido, proferida pelo extensionista Alexandre Batista da Silva, da Empaer. O gerente Elias Borges, da gerência operacional da Empaer em Ouro Velho, destacou a importância da palma na alimentação dos rebanhos, sobretudo em período de longas estiagens.

O evento ainda contou com palestras sobre ”Mulheres que transformam território: o turismo como caminho para o empreendedorismo nas pequenas localidades”, com a palestrante Thamara Bastos da Silva e Cooperativismo e Segurança Jurídica para o fortalecimento do agronegócio, por Raphaela Barbosa Alves. Também teve cavalgada e shows musicais.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Edijunior de Sousa Cassiano, considerou fundamental a participação da Empaer no evento, com o stand móvel, onde os participantes conheceram um projeto de cultivo de hortaliças pelo sistema de hidroponia e uma réplica de aprisco.