Notícias
Exposição e torneio em Santa Cecília discutem melhorias na produção de leite no Cariri
A produção de leite, base da economia do município de Santa Cecilia, no Agreste paraibano, ganhou reforço com a realização da 18ª Leite Fest, entre os dias 27 a 30 de abril, reunindo criadores da região e até de outros estados que participaram de torneio leiteiro e de uma série de eventos que ajudam no fortalecimento da atividade na região.
Organizada pela prefeitura municipal, a18ª Leite Fest teve o apoio do governo do estado e a participação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO) e parceiros.
Durante o evento, os criadores puderam expor todo o potencial da pecuária leiteira do município, com repercussão na região do Cariri paraibano. A compra de boa parte da produção de leite é feita pelo governo do estado e pelas indústrias de laticínios.
No parque onde aconteceu o evento, foram instaladas 100 baias para exposição de animais caprinos, ovinos e bovinos. Durante os quatro dias, além da exposição de animais, aconteceram diversos torneios leiteiros, com premiação.
O foco da Empaer durante o Leite Fest foi trabalhar a qualidade do leite, estimulando a instalação de salas de ordenha, que já somam mais de 300 unidades na região.
A sala de ordenha móvel instalada na Leite Fest, segundo o extensionista rural Geneilson Evangelista, da Gerência Regional da Empaer de Campina Grande, é uma maneira de chamar a atenção dos criadores para os cuidados na hora da ordenha.
Também na Leite Fest aconteceu roda de conversa sobre o programa de regularização fundiária, com a participação dos assessores Josemberg Batista e Cicero Romero, e contou com a participação do extensionista Pedro Bonifácio Correia Araújo e do estagiário Samuel Herculano Bezerra.
A parceria com a APACCO possibilitou a entrada do Leite Fest no mapa do circuito de eventos agropecuários do estado da Paraíba. "Com isso, o evento ganhou maior divulgação e participação de mais criadores e animais de excelente qualidade", explica Ailton Francisco do Santos, gerente regional da Empaer de Campina Grande e membro da Comissão Organizadora do Leite Fest.
Sobre o aquecimento da economia local, com repercussão em toda a região, Ailton dos Santos assim se expressou: "É uma movimentação muito grande dentro do município, quando melhora o comércio de um modo geral. É bom para a população por conta dos diversos eventos promovidos. E também para os agricultores que tiveram acesso a animais de alto padrão e possibilidade de troca de conhecimento e realização de negócios".
Na programação que aconteceu em paralelo a Leite Fest, aconteceu Motocross, Cavalgada, Missa e Culto em Ação de Graças, Caminhada da Mulher, Jogo de Futebol entre Veteranos e a Corrida do Trabalhador. A festa foi encerrada no dia 1º de maio, com apresentações musicais.