Notícias

Extensionista rural representa Empaer em Simpósio sobre Umbu-cajá em Alagoas

publicado: 15/08/2022 09h36, última modificação: 15/08/2022 09h36
Umbu-2 15-08.jpeg

Acontece de hoje (15) até quarta-feira (17), nas dependências do campus do Instituto Federal – IFAL, em Palmeiras dos Índios (AL), o I Simpósio Nordestino do Umbu-cajá e no I Encontro dos Produtores de Umbu-cajá de Alagoas. A Empaer será representada pelo extensionista rural, engenheiro agrônomo e zootecnista Ewerton Bronzeado.  

O evento tem por objetivo discutir o potencial econômico do Umbu-cajá nativo na geração de oportunidade de trabalho e de renda para a agricultura familiar no semiárido. “Os maiores especialistas no assunto de várias instituições participarão das discussões, como também gestores, empresários do setor, estudantes e, principalmente, os agricultores, pois são os principais protagonistas desse processo de expansão da atividade”, comentou Bronzeado, que é um dos organizadores.

        Sobre a parceria para a realização do Simpósio e do Encontro de Produtores de Umbu-cajá, o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães considerou ser é de grande importância. Lembrou que a Empaer é uma das empresas estaduais pioneiras nessa área de pesquisa e possui o mais completo Banco de Germoplasma do Nordeste.

A partir de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), equipe de pesquisadores da Empaer estão ampliando projetos de pesquisas inovadores sobre a produção, notadamente, de umbu, cajá e de umbu-cajá, o que contribuirá para fortalecer ainda a atividade que, na Paraíba, desponta como potencial econômico. “A realização de semelhante evento de fundamental importância para maior conhecimento sobre o seu cultivo”, comentou Nivaldo.