Notícias

Extensionistas orientam produtor no cultivo de uvas em Catolé do Rocha

publicado: 31/07/2024 14h52, última modificação: 01/08/2024 11h05
GERALDO.jpg

Dando prosseguimento ao trabalho de assistência técnica continuada a agricultores familiares, os extensionistas da Gerência Operacional da Empaer em Catolé do Rocha José Pereira, José Geraldo e Francisco Veras visitaram o agricultor Américo Maia Neto, da Fazenda Passagem Limpa, localizada neste município. A ação incluiu o ensino de técnicas de manejo e poda da videira, destacando práticas para melhorar a produtividade e a qualidade das uvas. Além disso, foi abordado o plantio da palma forrageira, uma planta resistente e nutritiva, essencial para a alimentação do gado em períodos de seca.

CATOLE.jpgOutro ponto importante foi quanto ao banco de proteína com leucena, tendo o produtor sido orientado a trabalhar com a diversificação de outras culturas como a muringa e gliricidia, plantas que fornecem uma fonte alternativa de alimento rico em proteínas para o gado.

CATOLE-CAPA.jpgA captação de água também foi outro tema abordado pelos extensionistas, para mostrar sua importância para a manutenção das atividades na fazenda e a garantia do acesso a esse recurso vital durante o período crítico do ano, especialmente em uma região semiárida como o Sertão.

O projeto incluiu orientações sobre a convivência com o semiárido, tendo os técnicos enfatizando a importância de adaptar as práticas agrícolas às condições climáticas locais para garantir a sustentabilidade e a prosperidade da produção rural.

Além os extensionistas José Pereira, gerente operacional da Empaer, José Geraldo e Francisco Veras, a execução das atividades na Fazenda Passagem Limpa teve a participação dos estagiários Matheus Basílio, Maria Rita, Fernanda dos Santos Gomes e Letícia Lemos de Sousa Praxedes.