Notícias

Famílias cultivam hortaliças em pequena área, aumentam renda e vão comercializar ao PNAE

publicado: 15/03/2023 14h17, última modificação: 15/03/2023 14h17
Malta2 08-03.jpg

Quando a terra é utilizada de forma correta para o cultivo de algum tipo de cultura, mesmo em uma pequena área de terra, seguindo corretamente a orientação dos extensionistas rurais, é possível melhorar a renda familiar. É o caso de agricultores das comunidades Boa Vista, Livramento e Açude Novo, no município de Malta, no Sertão, também estão se preparando para comercializar aos programas de compras governamentais.  

Malta1 08-03.jpgNestas comunidades rurais, os agricultores familiares João Francisco de Lucena Neto, Maria Aparecida de Medeiros Lucena e Luiza de Medeiros de Lucena trabalham em uma área de 0,25 hectare de terra com hortaliças tipo couve, alface, pimentão, coentro e cebolinha, em sistema de parceria Todos os trabalhos são acompanhados pelos extensionistas da gerência da Empaer em Malta, Pedro Ferreira Leite e Rizonete de Morais Lucena, com a supervisão do gerente regional em Patos, Francisco Acácio.

.Até pouco tempo os agricultores trabalhavam sem a assistência técnica, porque, como disseram, “eram hortaliças para o consumo das famílias”. No entanto, orientados pela Empaer, melhoraram a produção e aumentaram a renda familiar. Estão se preparando para a comercialização da produção de hortaliças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e na feira do agricultor que acontece, semanalmente, em Malta.

 Malta3 08-03.jpgNa semana passada, seguindo o cronograma de visitas, a equipe técnica visitou os produtores rurais, quando, na ocasião, foram orientados para aproveitar o esterco de curral, curtido como matéria orgânica para aplicar no preparo dos canteiros. Também foi recomendado a aquisição e sementes certificadas para o plantio das hortaliças e a utilização de sistema de irrigação, através de micro aspersão.

Antes de trabalhar com o cultivo de hortaliças, os produtores rurais já tinham criação de caprinos, ovinos e galinha de capoeira, tudo funcionando como alternativa de renda familiar.
“São iniciativas como estas, mesmo em pequenos espaços, com a assistência técnica continuada, é possível criar oportunidade de renda para famílias”, comentou o presidente da Empaer, Aristeu Chaves.