Feira da agricultura de Cajazeirinhas supera expectativa de público e vendas

publicado: 26/07/2024 15h47, última modificação: 26/07/2024 15h52
CAJAZEIRINHS04 26-07.3.jpg

A 5ª Feira de Agricultura Familiar de Cajazeirinhas, no Alto Sertão, realizada na quinta-feira (25), superou a presença do público e venda de produtos agrícolas. O evento contou com a presença de 55 expositores e a participação de mais de 500 pessoas, entre agricultores, convidados e autoridades do setor agrícola, e a comercialização de produtos diversos em torno de cinco toneladas. Teve a distribuição de alevinos e mudas frutíferas e uma exposição de bovinos, ovinos e caprinos.

CAJAZEIRINHS02 26-07.jpgPromovido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca do município, contando com o apoio de vários parceiros. Além de potencializar a circulação do dinheiro no município, a Feira possibilitou aos agricultores familiares a comercializarem seus produtos diretamente ao consumidor final.

CAJAZEIRINHS01 26-07.jpgA Feira teve como objetivo criar espaço favorável para o comércio de produtos da agricultura familiar e, com isso, aumentar a geração de emprego e renda familiar no campo no município. Os participantes encontraram uma gama de produtos, entre hortaliças, raízes, tubérculos, frutas frescas, mel de abelha além de gêneros alimentícios derivados do leite (queijo, manteiga), doces, ovos caipiras, além de artesanato.

CAJAZEIRINHS04 26-07.1.jpgO gerente operacional da Empaer em Cajazeirinhas, Zildo Vicente Leite, afirmou que a Feira, em sua quinta edição, a cada ano tem apresentado uma participação de agricultores familiares assistidos pelo Empaer e expositores diversos, constituindo-se um evento de fundamental importância para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento da agricultura familiar na região.

CAJAZEIRINHAS3 26-07.4.jpgO município de Cajazeirinhas integra a Gerência Regional da Empaer de Pombal, que tem à frente o gerente Leonar de Souza, que acompanha ações executadas na região, como também, em Condado, Coremas, Lagoa, Paulista, São Bentinho, São Domingos, Pombal e Vista Serrana.

CAJAZEIRINHS04 26-07.2.jpgDurante o evento, os produtores rurais puderam tirar suas dúvidas quanto ao Programa Incluir Paraíba; PB Rural Sustentável; Garantia Safra (inscrições nas comunidades rurais), emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Participaram do evento representantes da prefeitura municipal, do Banco do Nordeste, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), de associações comunitárias, do sindicato rural locais, da Sudema, Defesa Sanitária, além do secretário executivo de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, a secretária executiva da Pesca no Estado, Silvia Cunha, entre outros.