Feira da Agropecuária completa 25 anos atendendo agricultor familiar em Campina

publicado: 18/08/2021 11h12, última modificação: 18/08/2021 11h12
Feagro.C.Grande.jpg

Instalada há 25 anos na cidade de Campina Grande pela antiga Emater-PB, hoje Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiário-Empaer, vinculada à Sedap, a Feira da Agropecuária (Feagro), contempla agricultores familiares de doze municípios do Território da Borborema, serviu de modelo para a Feira do Produtor realizada na estrada de Cabedelo, atualmente está com 86 unidades em funcionamento e que, com apoio do Governo do Estado e parceiros, novas serão implantadas em outros municípios.

A inauguração da Feagro aconteceu no dia 26 de julho de 1996, pelo então coordenador regional da então Emater, Severino Henrique de Lima e, depois, o novo coordenador Antônio Venâncio de Moura Lacerda deu sequência aos trabalhos. Em Campina Grande, no momento, funcionam mais duas feiras, sendo uma no campus da UFCG e outra no bairro das Malvinas. Mais três estão sendo projetadas, em parceria com a prefeitura municipal local.

FEAGRO-2.jpgA Feagro continua sendo coordenada por Antônio Venâncio, extensionista da gerência operacional de Lagoa Seca, contando com a participação do presidente da Associação dos Produtores Rurais, Rivaldo Fernandes. Na feira, os agricultores comercializam desde hortaliças, raízes, fruticultoras a produtos artesanais.

Novas feiras – No mês passado, em São Vicente do Seridó, numa parceria com a prefeitura municipal, o Governo do Estado, por meio da Empaer, inaugurou a 86ª Feira do Produtor Rural, todas em funcionamento nos diversos municípios, com um total de 210 barracas padronizadas e contemplando 1.100 agricultores feirantes.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, que também preside a Asbraer, destacou que as feiras permitem aos agricultores a comercialização de seus produtos agrícolas diretamente aos consumidores, contribuindo, assim, para o fortalecimento e a organização da produção, garantindo uma renda e a permanência do homem no campo.

O coordenador estadual das feiras, Severino Henrique, disse que a meta é instalar mais seis novas feiras até o final deste ano. Antes de instaladas, os feirantes recebem orientação acerca de organização e comercialização.