Notícias

Feiras de produtores assistidos pela Empaer voltam a funcionar com novas regras

publicado: 06/05/2020 19h17, última modificação: 07/05/2020 10h28
hortalicas06-05.jpg

Seguindo recomendações do Governo do Estado quanto aos cuidados para conter o avanço do coronavírus, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), orienta o retorno do funcionamento da Feira do Produtor, seguindo novas regras e maior fiscalização, obedecendo ao distanciamento entre as barracas, com higienização das barracas, uso de máscaras, gel e álcool à base de 70%.

A proposta da diretoria é de que os consumidores continuem tendo acesso aos produtos agrícolas procedentes diretamente do campo, frescos, já que as hortaliças e raízes são colhidas na véspera e, com isso, oferecendo alimentação saudável, proporcionando renda para os agricultores que continuam com suas atividades rurais.

As recomendações do Governo do Estado, conforme a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, são no sentido de que sejam adotadas medidas para evitar a propagação da pandemia, por isso a direção da Empaer, em comum acordo os produtores, é feita a higienização dos locais. Os feirantes e consumidores são orientados a usar máscaras e manter o distanciamento entre cada pessoa.

hortalicas1-0605.jpgA Feira do Produtor que acontece na sexta-feira, na sede da Empaer, na estrada de Cabedelo, neste período de distanciamento social, depois de funcionar duas vezes na área externa da empresa, volta ao seu local original, no mesmo horário que todos estão acostumados, ou seja, a partir das 4 horas e termino às 7 horas, com as barracas obedecendo a um maior distanciamento.

As mesmas normas adotadas pela diretoria, baseadas das determinações do Governo do Estado para evitar a propagação da Covid-19, deverão ser adotadas para as feiras que acontecem em Campina Grande. Naquela cidade, as feiras acontecem na sexta-feira no Parque do Povo, com a participação de 70 agricultores familiares, e outra no Bairro das Malvinas, aos sábados, com 48 agricultores. Nestes dois locais, estão presentes agricultores procedentes de municípios do Polo da Borborema, que trabalham com o acompanhamento à distância pelos técnicos da Empaer.  

 Nas demais cidades onde existem feiras organizadas e acompanhadas pela Empaer, estas seguem as orientações das prefeituras e das autoridades de saúde, acontecendo nos dias programados.

Batata.jpgTambém está sendo recomendado que os consumidores antecipem os pedidos dos produtos utilizando os meios de comunicação disponíveis, como whatsapp e facebook, de modo a reduzir os contatos pessoais, contudo sem deixar de ter acesso à alimentação saudável.

Iniciativas importantes para facilitar o contato com produtores que mesmo em face da Covid-19. Mesmo com a pandemia o campo continua garantindo a segurança alimentar da população, ressaltou o secretário Efraim Morais, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.

WhatsApp : +55 83 9188-6303

Facebook : https://www.facebook.com/Feira-do-Produtor-Agroa-105409837467975/