Festa da Uva em Natuba tem participação da Empaer e discute melhor produtividade

publicado: 26/04/2023 10h57, última modificação: 26/04/2023 10h57
Uvas3 25-04.jpg

A cidade de Natuba está realizando até domingo (30) a VII Festa da Uva que, neste ano, conta com uma programação bastante diversificada, desde palestras sobre a cultura, oficinas e concursos. Promovida pela Prefeitura Municipal, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é uma das instituições parceiras, mediante a prestação de assistência técnica continuada às famílias produtoras.

O município é considerado o maior produtor de uvas na Paraíba devido a sua localização e clima. Para este ano, a previsão é de sejam colhidas 2.400 toneladas de uvas da variedade Isabel, que são comercializadas na região, produzido vinho caseira e outros produtos. São 110 famílias de agricultores familiares que trabalham com essa cultura em uma área que chega a 120 hectares.

Uvas 25-04.jpegSegundo o extensionista rural Edvaldo Andrade, da Empaer em Natuba, a produtividade de uvas na região é de 20 toneladas por hectares ao ano, em duas safras. sendo responsável pelo aquecimento da economia e a geração de mão de obra de famílias agricultoras, cuja comercialização é feita nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A cadeia produtiva da uva tem acompanhamento dos técnicos da Empaer Edvaldo Andrade Pereira e Augusto Ferreira Gomes Neto, desde o plantio, tratos culturais, colheita e comercialização.

Na programação consta de palestras com a participação da Empaer e do Banco do Nordeste, concurso de Rainha da Uva e concurso do melhor vinha artesanal com a participação do Empreender Paraíba, no Portal da Uva. Haverá oficina para produção de geléia, suco integral e bolo invertido da uva, além de atividades turisticas e show de calouros.

uvas1 - Copia.jpgAssistencia técnica - A Empaer dá orientação de cultivo, treinamento, elaboração e projeto econômico-financeiro junto a instituições financeiras, para investimentos no parreiral, a exemplo do sistema de irrigação usado na região, construção de barreiros, poços artesianos, entre outros. Também atua na área social e familiar com orientação sobre programas governamentais relacionados à agricultura e extensão rural,

Para o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Santos o cultivo de uva se constitui uma das principais vocações econômica de Natuba, região que tem na fruticultura sua principal atividade. “A assistência técnica da Empaer tem contribuído para o crescimento desta atividade, organizando a cadeia produtiva, estando junto aos produtores, não apenas de uva, mas de outras culturas”, comentou.