Governo avança com programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos

publicado: 01/12/2022 18h53, última modificação: 05/12/2022 11h45
NIVALDO!.jpeg

O Governo do Estado começou uma nova fase do Programa de Transferência de Embriões com a inseminação destes em cabras e ovelhas receptoras. Os embriões são procedentes da melhor genética  importada da África do Sul. Os trabalhos estão sendo realizados na Estação Experimental Pendência, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), no município de Soledade, fruto de um convênio com o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).

CAPRINOS-CAPA.jpegO Programa de Melhoramento Genético da Caprinovinocultura criado pelo Governo do Estado, executado pela Empaer, tem várias etapas. Uma delas é a transferência de embriões para a sua multiplicação, o que garante, oportunamente, que os produtos serão transferidos para criadores em forma de comodato ou leilão público.

NIVALDO.jpegForam importados pelo Governo em torno de 700 embriões do melhor padrão genético para corte e leite, dos quais estão sendo utilizados 304 na inseminação de matrizes, o que vai permitir a ampliação do plantel e fazer com que a Paraíba continue melhorando cada vez mais seu rebanho caprino e ovino.

Caprinos.jpegAs ações vão fortalecer o programa de Governo do Estado de fortalecimento da caprinocultura. Há vários anos o Governo mantém um programa que busca fortalecer a cadeia produtiva de leite e de carne, que agora está sendo ampliado. Esta é a quarta vez que o trabalho está sendo feito, no sentido do melhoramento genético de raças caprinas e ovinas, cuja finalidade é manter e melhorar a qualidade do rebanho.

Em breve, os produtos desses embriões contemplarão pequenos criadores do semiárido da Paraíba, conforme informou o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, coordenador da equipe de técnicos e doutores da Empaer, responsáveis por este trabalho.