Governo cadastra famílias para receber casa na Agrovila Acauã

publicado: 29/05/2024 22h05, última modificação: 29/05/2024 22h05
Itabaiama.jpg

O Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), iniciou o cadastro das famílias do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que receberão lotes contendo casa, água, infraestrutura, área produtiva coletiva e outros benefícios, na Agrovila Águas de Acauã, em Itatuba. São 100 famílias das seis comunidades atingidas pela Barragem de Acauã (Costa, Pedro Velho, Aguapaba, Riachão, Melancia e Cajá).

Itabaiama1.jpgInicialmente, a Empaer está cadastrando as famílias da Vila do Costa, conforme o Edital publicado no Diário Oficial, até o dia 09 de julho. Os cadastros poderão ser preenchidos na sede provisória do Regional de Itabaiana em Salgado de São Félix.

Em 2020, o governador João Azevêdo autorizou a execução do Projeto Agrovila Águas de Acauã com o decreto de desapropriação da área e a compra do terreno onde será montada toda a infraestrutura para a construção de casas, perfuração de poços, abastecimento de água individualizado e outros benefícios para as famílias.

Itabaiama22.jpgO projeto Agrovila Águas de Acauã, implantado pelo Governo do Estado, contempla 100 unidades habitacionais, além do abastecimento d'água completo — com investimentos que ultrapassam os R$ 10 milhões. As famílias agricultoras são acompanhadas pela equipe da Empaer da região de Itabaiana.

A área será utilizada no cultivo agrícola, com uso coletivo e da cooperativa, como também, para a associação dos moradores e produtores. Também contará com escola, campo de futebol, Unidade Básica de Saúde, praça e centros religiosos, entre os benefícios.

São parceiros diretos nesse trabalho de cadastros, a Secretaria de Desenvolvimento Humano, Funetec e UFCG.