Notícias

Governo constrói barragem subterrânea e incentiva agricultura familiar em Queimadas

publicado: 13/03/2023 10h33, última modificação: 13/03/2023 10h33
barragem3.jpg

A construção de uma barragem subterrânea no Sítio Riacho do Meio, em Queimadas, no Agreste paraibano, está possibilitando o cultivo de hortaliças e frutas, durante todo o ano. A iniciativa ainda permite o aumento da renda para os agricultores familiares que, inclusive, comercializam os alimentos aos programas de compras governamentais.

barragenm1.jpgA barragem subterrânea foi construída pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, que orientou e acompanhou todo o trabalho.

Na semana passada, uma equipe de extensionistas, formada por Verneck de Sousa, Francisco Vilar e Evandro Araújo, visitou o produtor rural Edson Lima para, juntos, planejar e executar a instalação de um projeto de irrigação, por gotejamento, da cultura de maracujá, aproveitando a água no subsolo.

barragem2.jpgCom a garantia de que mesmo em período de longas estiagens não faltará água na propriedade, o produtor tem colocado em prática atividades agrícolas diversas, mesmo já trabalhando com gado leiteiro, avicultura, suínos e, agora, aproveita a umidade da barragem subterrânea para a produção de forragem.

Diversos agricultores familiares da região de Campina Grande, com o acompanhamento da Empaer, dispõem de uma melhor condição para melhorar a produção agrícola e aumentar a renda com a comercialização dos produtos nos mercados das cidades.