Governo continua distribuição de sementes com agricultores familiares

publicado: 08/04/2020 18h49, última modificação: 08/04/2020 18h49
sementes.jpg

Agricultores familiares paraibanos continuam recebendo as sementes certificadas de feijão, milho e sorgo para o plantio, conforme portaria que define o zoneamento agroclimático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e calendário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Todo o processo de entrega está sendo feito pelos servidores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, seguindo as recomendações do Governo do Estado para conter o avanço do coronavírus.

semnet1.jpgNesta semana, a Gerência Regional da Empaer em Campina Grande finalizou a entrega de sementes em 22 municípios de sua área de abrangência, a exemplo do que já aconteceu em outras regiões, como em Baía da Traição, no Litoral Norte, onde agricultores indígenas também foram contemplados.

Mesmo durante a quarentena determinada pelo Governo do Estado como medida de prevenção contra o coronavírus, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, os servidores da Empaer, sem por em risco sua saúde nem das famílias agricultoras, continuam com as ações para que a produção de alimentos seja garantida no Estado, aproveitando as chuvas que caem em diversas regiões.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães lembrou que alguns profissionais da Empaer pertencentes ao grupo de risco estão recolhidos em casa e os demais também trabalham por meio do sistema home office, dando continuidade às ações de assessoramento aos agricultores familiares, de modo que estes não sejam prejudicados com a queda da produção agrícola.

“A distribuição de semente é uma importante ação, para que os agricultores possam iniciar seus plantios para garantir sua soberania alimentar e o excedente comercializado”, afirmou Ailton Santos, gerente regional da Empaer em Campina Grande.

Semente.jpgO período chuvoso da região de Campina Grande, que abrange o Agreste paraibano, iniciou-se entre os meses de março e abril, quando normalmente os agricultores começam a plantar as culturas. Por isso, a semente está sendo disponibilizada aos agricultores neste período chuvoso, cumprindo assim o compromisso do Governo do Estado de que haveria semente para o agricultor plantar.

O Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020 prevê para este ano a distribuição, com pequenos e médios agricultores familiares, de 335 toneladas de sementes adquiridas anteriormente com recursos de R$ 3,9 milhões do Tesouro Estadual, beneficiando 32.870 famílias de agricultores. Serão distribuídas 150 toneladas de milho, 145 toneladas de sementes de feijão e 40 de sorgo. Os recursos são oriundos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep).