Governo da Paraíba comemora Dia do Agricultor com apoio da Empaer

publicado: 29/07/2019 13h06, última modificação: 29/07/2019 13h06
FEIRA3.jpg

As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Agricultura Familiar e o Dia do Agricultor, celebradas nos dias 25 e 28 de julho, aconteceram em toda a Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap). A Empresa presta assessoramento técnico de forma direta e indireta a 57.517 mil famílias agricultoras, entre elas agricultores familiares, produtores rurais, assentados, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, povos indígenas, artesãos, idosos, jovens e mulheres rurais.

FEIRA7.jpgPara marcar as datas, durante toda a semana ocorreram atividades como palestras, sessões especiais em Câmaras Municipais de Vereadores, gincanas, reuniões, café da manhã, distribuição de mudas frutíferas e de essências florestais. Aconteceram também expofeiras e feiras, que permitiram a comercialização de dezenas de toneladas de produtos da agricultura familiar, gerando com isso, oportunidade de trabalho e renda no campo.

FEIRAS8.jpgPara o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, as homenagens aos agricultores “são justas e necessárias, pois são eles os responsáveis pelos alimentos que chegam à mesa das famílias, não somente na Paraíba, mas no mundo inteiro”. Ele disse que nos últimos anos, a Paraíba tem percebido e registrado a força e a determinação do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar, com ênfase no desenvolvimento sustentável.

Nivaldo adiantou que as homenagens do Dia do Agricultor devem seguir durante esta semana em todos os municípios paraibanos, sob coordenação das 15 gerências regionais da Empaer, localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Picuí, Pombal, Cajazeiras, Princesa Isabel, Patos, Sousa, Itabaiana, Itaporanga, Serra Branca e Catolé do Rocha.