Governo da Paraíba promove aumento de renda para mais de mil famílias agricultoras

publicado: 26/06/2024 10h07, última modificação: 26/06/2024 11h10
03785f00-1326-4a10-a4d2-2d99358d7ee2.jpeg

O homem do campo voltou a ter esperança em dias melhores com as ações promovidas pelo Governo da Paraíba, que vêm ajudando no aumento da renda e contribuindo para reduzir a pobreza no meio rural. Um exemplo dessas ações é o Incluir Paraíba, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e executado pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

94ba0afc-3f5b-477b-9699-5487cd50a689.jpegDe acordo com o secretário-executivo de Projetos Especiais da Seafds, Jailson Lopes da Penha, de um total de R$ 5.533.000,00 disponibilizados para o programa, já foram repassados aos beneficiários R$ 3.082,250,00. As 1.040 famílias beneficiadas em 52 municípios residem em áreas onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está abaixo da linha de pobreza, ou seja, com renda per capita mensal de até R$ 168.

Ele adiantou que a conclusão da primeira fase do Incluir Paraíba está prevista para o final do mês de setembro e os recursos para a segunda fase já estão aprovados pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep) e deverão garantir o atendimento a mais 2.140 famílias agricultoras em mais 107 municípios.

31cefe20-2b6c-4643-bd02-69f3fcb05dfb.jpegJailson Lopes acrescentou ainda que o Governo do Estado pretende aumentar o número de beneficiados e, para tanto, já está providenciando um ajuste do valor para equiparação em nível federal, o que deverá elevar os benefícios a R$ 4.600 por família.  Atualmente, as famílias recebem fomento de R$ 3.500,00, divididos em duas parcelas.

Nessa primeira fase, o programa ofereceu 55 atividades agrícolas e/ou não agrícolas. Entre as mais desenvolvidas pelos agricultores estão avicultura com uma porcentagem de 34%, suinocultura 29%, caprinovinocultura 25% e demais atividades 12%. Já o público alvo está assim distribuído: mulheres rurais 80%, jovens rurais 12%, quilombolas 5% e homens 3%.

64766553-03da-48e6-b7ed-ef150297c30f.jpegRegião de Solânea -  A agricultora Joseane Guilherme da Silva, moradora do sítio Matinhas, município de Serraria, integrante da Gerência Regional da Empaer de Solânea, expressa sua gratidão ao Governo do Estado pelo apoio recebido do Incluir Paraíba. Com os recursos de R$ 3.500,00 recebidos do programa, ela conseguiu ampliar o espaço onde cultiva plantas diversas e flores e adquiriu três ovinos, sendo um macho e duas fêmeas, que já trouxeram novas vidas ao seu rebanho.

Ela disse estar feliz e satisfeita com o programa. “Graças a essa iniciativa, estou vivendo a realização de um sonho e vendo a minha produção florescer cada dia mais. Agradeço ao Governo do Estado por acreditar no potencial dos pequenos agricultores e por proporcionar meios para que eles possam prosperar e transformar suas realidades”, ressaltou.

No município de Casserengue, que também pertence à região de Solânea, 20 agricultores recebem o fomento do Incluir Paraíba e estão desenvolvendo as suas atividades nas Unidades de Produção Familiar (UFPs). Os projetos produtivos, sendo 10 de avicultura caipira, nove de ovinocultura e um de suinocultura, foram elaborados com a participação efetiva das famílias previamente selecionadas conforme os critérios do programa.

b1ce31b1-6153-4d84-b6fa-eef9da19e234.jpegConforme o extensionista Francisco de Assis Oliveira, levando em consideração que esses projetos produtivos ainda estejam em fase inicial de produção, as expectativas são promissoras de resultados positivos, o que certamente irá contribuir para melhoria socioeconômica das famílias beneficiárias, moradoras das comunidades Baixa Larga e Pedrinha D`água.

Com supervisão do gerente regional da Empaer de Solânea, Gustavo José Barbosa, as famílias recebem orientações e assistência técnica continuada dos extensionistas Juliana Ferreira de Lima, Everaldo Alves Rocha e Francisco de Assis Oliveira.