Governo divulga resultado final das Jornadas Paraíba Produtiva

publicado: 22/01/2024 10h43, última modificação: 22/01/2024 10h43
Aristeu.jpg

A aproximação das famílias agricultoras a projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização, de crédito rural, dentre outras ações, foram os principais objetivos das Jornadas Paraíba Produtiva, encerradas no final de dezembro de 2023. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) beneficiou, ao longo de seis meses, milhares de agricultores.

JORNADA PATOS3.jpgIniciadas em julho do ano passado, as 151 jornadas aconteceram em igual número de municípios e contemplaram 34.750 famílias agricultoras com diversos serviços. Somente de créditos rural e fundiário foram elaboradas 1.104 propostas e contratadas até agora 649, envolvendo recursos de R$ 28.560 milhões. A ação também contou com parceria das prefeituras municipais e apoio das associações rurais e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

JORNADA PATOS1.jpgO Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, destacou a diversificação de atendimentos prestados às famílias agricultoras e à população. Segundo ele, além de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares e produtores rurais, dando-lhes a oportunidade de acesso a programas e políticas públicas, as Jornadas ofereceram aos participantes os mais variados serviços como feiras agropecuárias e agroecológicas, exposições, cursos, palestras, oficinas, capacitações, distribuição de alevinos, de mudas de palma forrageira e de frutíferas e ornamentais, além de apresentações culturais e entretenimentos diversos.

JORNADA POÇO DANTAS1.jpgNa opinião do Presidente da Empaer, Aristeu Chaves, as Jornadas Paraíba Produtiva representaram mais uma ação e compromisso do Governo do Estado em fortalecer e impulsionar a agricultura familiar, que segundo ele, “contribuíram para a geração de mais postos de trabalho, de renda e de qualidade de vida no campo”.

JORNADA SOUSA1.jpgDe acordo com Aristeu, o Governo de João Azevedo tem dado atenção especial à agropecuária paraibana, em especial a agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos paraibanos todos os dias. Enfatizou a importância de programas como o Incluir Paraíba, o Procase, o PBRural Sustentável e Sertão Vivo, bancos de sementes, afora o fortalecimento do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. “São iniciativas como estas que incentivam e aprimoram o conhecimento que promove o protagonismo   e  a autonomia das famílias agricultoras”, disse.