Notícias
Governo do Estado homenageia servidores no Dia Nacional do Extensionista Rural
O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), homenageou oito técnicos integrantes do seu quadro de servidores durante o Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado em todo o País na sexta-feira, dia 6. A solenidade aconteceu no auditório da Empresa, na sua sede administrativa, na estrada de Cabedelo, que contou com a presença da diretoria e de servidores. Antes, teve a apresentação do Coral Infantil da Unimed, composto de 45 jovens e crianças, como parte das comemorações natalinas.
Na ocasião, o presidente Aristeu Chaves ressaltou o empenho e a dedicação do trabalho das equipes de extensionistas rurais e sociais, que trabalham para melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras, garantindo mais renda, qualidade de vida e contribuindo para aumentar o PIB do Estado.
Ao abrir a solenidade alusiva ao Dia do Extensionista Rural brasileiro, o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, ressaltou que todos estavam reunidos para homenagear os extensionistas, principais agentes de transformação no campo, levando conhecimento, tecnologias e apoio técnico às famílias agricultoras paraibanas. É um momento para reconhecermos e valorizarmos o trabalho incansável desses homens e mulheres que, com dedicação, fazem a diferença de tantas famílias no meio rural”.
“Que este evento sirva como inspiração para continuarmos construindo uma Paraíba mais forte, sustentável e inclusiva, e que sigamos juntos, de mãos dadas, na missão de transformar vidas no campo. A profissão de extensionista é especial para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, um elo que conecta o conhecimento técnico às práticas cotidianas, transformando desafios em oportunidades e sonhos em realidade”, afirmou Jefferson.
Os destaques por categorias foram: O Regional mais antigo, Francisco Acácio da Silva, da Gerência Regional da Empaer de Patos, onde está no exercício da função desde 10 de janeiro de 2003. Inovação na Extensão Rural: Dartagnan Silva de Santana, da Gerência Operacional da Empaer de Alhandra. Ele trabalha com inovações tecnologias que garantem o cultivo de hortaliças pelo sistema hidropônico.
O destaque em crédito fundiário foi para o extensionista Geogles Dantas da Rocha, com 12 projetos elaborados e contratados na Região de Itabaiana. Já o destaque em crédito rural ficou com Evandro Félix de Araújo, da gerência regional de Campina Grande, com 61 projetos elaborados e 33 contratados.
Na capacitação rural destacou Domilson de Oliveira dos Santos, da gerência operacional da Empaer de Soledade. O gerente regional de destaque foi José Wilson Barbosa, de Catolé do Rocha. O extensionista social que mais se destacou foi José Ronaldo Trajano dos Santos, da gerência operacional de Água Branca com 1.549 atividades postas no sistema de acompanhamento e, finalmente, o extensionista rural destaque, Moisés Paiva da Rocha Mendes, da gerência operacional de Brejo do Cruz, integrante da regional de Catolé do Rocha, com 1.674 atividades postadas e executadas.
A Empaer atua em todos os 223 municípios paraibanos, prestando assistência técnica de forma direta e indireta a cerca de 115 mil famílias agricultoras. Essa capilaridade torna a instituição fundamental para a execução de políticas públicas e o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Por intermédio do trabalho dos extensionistas, a empresa promove capacitações, dissemina tecnologias agrícolas, incentiva práticas sustentáveis no campo, entre outras ações.
A força de trabalho da empresa é composta por 778 servidores técnicos e administrativos efetivos. Desse total, 478 são extensionistas rurais e sociais. Atualmente, a Empaer tem parcerias firmadas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e municípios, por meio de termos de cooperação técnicas, o que permite uma melhor assistência ao homem do campo.
História - Há 69 anos a população rural paraibana conta com o trabalho de profissionais comprometidos com combate às desigualdades sociais: os extensionistas rurais e sociais.
A extensão rural começou a se instalar na Paraíba em 1955, sete anos após esse serviço ter chegado ao Brasil, em 1948, como experiência piloto de crédito rural supervisionado em Minas Gerais, fruto de um acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, considerado o pontapé inicial da extensão rural brasileira.
A bem-sucedida experiência mineira fez com que o Banco do Nordeste, o Ministério da Agricultura e os governos estaduais patrocinassem sua expansão para a região Nordeste, iniciando-se a partir daí o ciclo das “Ancares”, começando por Pernambuco e logo se espalhando pelos demais estados da Federação.
Ao longo da história, a extensão rural paraibana passou por várias mudanças. Começou com as extintas Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar), depois transformada em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), em seguida Gestão Unificada (GU) Emepa/Interpa/Emater, e hoje Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e regularização Fundiária (Empaer).