Governo do Estado marca Dia do Agricultor com abertura da feira do produtor rural em Brejo do Cruz

publicado: 28/07/2023 21h15, última modificação: 28/07/2023 21h15
bff18bcc-c183-401f-8bbb-73f92c9336f3.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), como parte das comemorações do Dia do Agricultor, inaugurou, nesta sexta-feira (28), a 91ª Feira do Produtor Rural, durante 1ª Semana da Agricultura Familiar, em Brejo do Cruz, no Sertão. Em uma hora de funcionamento, todos os produtos foram comercializados.

64cd329a-39af-4b55-9e94-39df980603ff.jpegContando com o apoio do Governo do Estado e a parceria com prefeituras municipais, a Empaer completou 91 feiras do agricultor familiar em funcionamento, tendo a participação de 2.245 produtores rurais que comercializam seus produtos diretamente do campo, estando com mais 10 em fase de implantação. A feira inaugurada em Brejo do Cruz funciona toda sexta-feira, a partir das 6 horas da manhã, com a participação de 20 agricultores.

73ed0741-06a5-4e80-a93a-42aa90d4f1de.jpegA solenidade de abertura teve a participação de gestores municipais, como o prefeito Teles Toricelli de Sousa e Silva; do vice-prefeito Gutemberg Alencar; do gerente operacional da Empaer, Moises Paiva; do coordenador estadual das feiras dos produtores rurais, Severino Henrique de Lima, entre outros extensionistas, além de presidentes de associações comunitárias rurais, dirigentes do sindicato dos trabalhadores rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

51907b21-973d-4610-87a4-4218fde829a3.jpegCriadas com o propósito de mostrar as potencialidades da produção agropecuária existentes na Paraíba por meio da agricultura familiar, a meta da gestão da Empaer, em consonância com as ações definidas pelo Governo do Estado, é a ampliação das feiras com o objetivo de operacionalizar oportunidade para comercialização dos produtos da agricultura familiar, fortalecer a segurança alimentar e nutricional com a oferta de alimentos saudáveis para a população.

fc382e72-eeeb-4339-b5f5-73060d0bee26.jpegCom o acompanhamento dos extensionistas da Empaer, a proposta é a integração do produtor na cadeia produtiva, desde o preparo do solo a comercialização da produção, gerando emprego e renda no campo. Os agricultores, antes de colocarem seus produtos à venda, passam por um treinamento, recebem fardamento e barracas padronizadas.
A agricultora Elisângela Gomes, do Sítio Boa Vista de Canadá, presente à feira, disse que estava satisfeita em conquistar um espaço onde pudesse comercializar seus produtos derivados da agricultura familiar de forma solidária, inclusive trazendo produtos de uma vizinha que não pôde estar presente.

A artesã Francisca Dantas, do Sítio Santa Rosa, que participou pela primeira vez de uma feira de produtores rurais e ficou satisfeita com a comercialização de todos seus produtos, assegurou que vai retornar toda sexta-feira.